iG lança ferramenta para estimular uso de tecnologia nas escolas

iG Escola vai facilitar a dinâmica das aulas e tornar a tecnologia mais amigável para alunos e professores

Redação |

O iG anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um pacote completo de ferramentas para serem implantadas nas escolas, criado como  intuito de modernizar o ensino nas instituições educacionais.

É o iG Escola  ( www.igescola.com.br ), uma solução inovadora criada dentro do conceito de software + serviço, desenvolvido em parceria com a Microsoft e a MStech.

O serviço engloba ferramentas para que as escolas construam seus próprios portais customizados, sistema de gerenciamento de aulas, que permitem aos professores administrarem remotamente as atividades dos alunos durante as aulas, além de oferecer e-mails com 5GB para todos os alunos, professores e comunidade escolar em geral.

O pacote também disponibiliza conteúdo pedagógico para pesquisa e suporte às aulas produzido pelos portais Klick Educação e Ambiente Educação.

Site da escola

O serviço inclui um construtor de sites, que permite à escola criar e manter um portal próprio e atualizado.

O iG Escola permite que as instituições mantenham um portal sempre atualizado e rico em informações, que pode ser acessado nas salas de aula, de casa ou a partir de qualquer computador com segurança, afirma Flávio Elizalde, diretor-adjunto do iG Empresas, área do provedor responsável pela criação do produto.

O portal da escola permite também o acesso a boletins on-line, salas de aulas virtuais ¿ que possibilita a recuperação do conteúdo de aulas perdidas e a organização de um calendário de atividades -, álbuns de fotos e biblioteca digital.

A hospedagem do portal está incluída no serviço e não há necessidade do apoio de um profissional especializado em Web para a sua construção. Qualquer colaborador da escola poderá inserir e atualizar conteúdos no portal.

Tecnologia

O sistema é de fácil implantação e tem custo acessível para pequenas e médias escolas - a instalação em um laboratório pode ser feita em poucas horas.

Para rodar, os softwares essenciais são: Microsoft Windows Server 2003, Microsoft Windows Vista ou XP e Microsoft Office 2007 e a tecnologia BlueLab da MStech.

Com esse formato, a Microsoft amplia o leque de opções para seus clientes, a fim de que as instituições de ensino possam escolher a melhor alternativa de acordo com a utilização dos programas, explica o diretor de Novas Tecnologias e Inovação da Microsoft Brasil Carlos Ferreira.

Com essas ferramentas, alunos e professores podem utilizar diversos recursos, como comunicação instantânea (Windows Live Messenger).

    Leia tudo sobre: computadorescolaig escolainclusão digital

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG