iG estreia novo colunista de Educação

Mateus Prado irá comentar o Enem, vestibulares e o ensino brasileiro

iG São Paulo |

O portal iG estreia nesta quinta-feira a coluna de Mateus Prado , que trará textos e análises sobre educação, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares, aprendizagem e ensino. Mateus Prado é autor de livros didáticos, presidente nacional do Instituto Henfil para Promoção e Acesso a Educação e à Cultura e trabalha com educação há 14 anos.

Formado em Sociologia e Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP), Prado foi professor de História do Brasil e História Geral de vários cursinhos universitários e é consultor educacional em áreas relacionadas à preparação dos educandos para o Enem e para o Ensino Superior. O colunista estuda o Enem desde 1998 e é especialista no assunto.

Em sua coluna no iG, Prado pretende “desmitificar a educação”. “Somente estar na sala de aula não é o suficiente, acumular conteúdo também não. As capacidades cognitivas é que são importantes na escola”, afirma.

Prado é um defensor do Enem. Avalia que o exame é ferramenta fundamental para induzir mudanças no ensino médio. Para o especialista, com uma prova diferente, as escolas vão mudar seus currículos. “Devemos basear o conhecimento nos quatro pilares da educação, defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): aprender a conhecer (gostar de aprender), aprender a fazer (resolver problemas), aprender a ser (ter capacidade de desenvolver projetos de vida) e aprender a conviver (respeitar a diversidade)”, afirma.

Veja todas as colunas de Mateus Prado aqui .

    Leia tudo sobre: mateus pradocolunista iGEnemanáliseeducação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG