Haddad descarta possibilidade de realizar duas edições do Enem em 2010

O ministro da Educação, Fernando Haddad, descartou hoje (10) a possibilidade de haver duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. Essa ideia estava prevista quando o ministério propôs a substituição do vestibular tradicional por uma seleção unificada.

Agência Brasil |

Sem a edição que deveria acontecer no primeiro semestre, os alunos do 3° ano do ensino médio deverão fazer a prova só no segundo semestre. Tradicionalmente, o Enem é aplicado em outubro, mas as datas serão confirmadas nos próximos dias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), segundo o ministro.

Haddad, entretanto, não descartou a possibilidade de as universidades continuarem a utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em substituição aos vestibulares que ocorrem no meio do ano. Nesse caso, o candidato disputaria uma das vagas com a nota obtida no Enem 2009. Mas, segundo o ministro, isso vai depender do interesse das instituições de ensino. 

Para o primeiro semestre de 2010, 51 instituições públicas de ensino superior disponibilizaram 47,9 mil vagas por meio do sistema.

SiSU

Os candidatos aprovados para as vagas oferecidas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), podem fazer matrículas até esta sexta-feira (12).

Além dos 21.457 candidatos aprovados, o SiSU permite que todos os interessados em uma vaga nas 51 instituições públicas participantes informem se desejam entrar na lista de espera pelas vagas que sobrarem desta etapa de matrículas.

Os candidatos devem fazer a confirmação de interesse durante o período de matrículas até sexta.

A partir de 14 de março, o MEC vai informar os candidatos, por meio do boletim individual do aluno, se ele foi classificado para a lista de espera. Os candidatos classificados terão os dias 15 e 16 de março para efetuar a matrícula na instituição.

A partir dessa chamada encerra-se o processo do SiSU e, caso ainda existam vagas disponíveis, a própria instituição publicará edital próprio informando como será feita a ocupação das vagas.

    Leia tudo sobre: enem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG