Haddad convoca jovens a proteger o meio ambiente

Ministro da Educação discursou a estudantes de diferentes países que participaram de conferência internacional sobre o tema

iG Brasília |

O ministro da Educação, Fernando Haddad, quer que os jovens de todo o mundo se comprometam a preservar o meio ambiente. A convocação foi feita por ele durante o encerramento da 1ª Conferência Internacional Infantojuvenil Vamos Cuidar do Planeta nesta quinta-feira em Brasília.

“Terremotos e tsunamis são tragédias inevitáveis, mas outras estão sob nosso controle. Vocês vieram ao Brasil num momento muito delicado do mundo, em que acontece um dos maiores desastres ambientais da história, no Golfo do México”, lembrou o ministro. “Para satisfazer nossas ambições de consumo, atacamos a nós mesmos. A lógica, hoje, não opõe apenas o homem contra a natureza, mas o homem contra o homem”, destacou.

Na opinião de Haddad, os jovens representantes de 53 países que participaram do encontro não voltarão para casa do mesmo jeito que chegaram ao Brasil. “O papel de vocês é fundamental daqui pra frente. Vocês são protagonistas para reverter esses conflitos”, afirmou.

O ministro alertou a todos os participantes da conferência sobre a necessidade de estar comprometidos com uma causa destinada a preservar a vida. “O desafio aqui imposto é como podemos conviver em paz com nossas gerações e com a natureza. Vocês vão queimar muito neurônio para nos livrar das armadilhas que criamos para nós mesmos”, salientou.

Ao encerrar a conferência, os participantes entregaram a carta de responsabilidades Vamos Cuidar do Planeta. “Se queremos nos proteger das mudanças ambientais, precisamos assumir responsabilidades e ações”, diz o documento, que contém nove ações concretas relativas à preservação do meio ambiente.

* Com informações do MEC

    Leia tudo sobre: educaçãomeio ambientehaddad

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG