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Publicidade e Propaganda

Profissões relacionadas ao curso: Diretor de arte, diretor de criação, publicitário, redator .

1. Sobre o curso

Publicitário


Com a finalidade de melhorar o relacionamento entre uma empresa/instituição/marca/produto e seu público, o publicitário desenvolve atividades voltadas para a elaboração e a inovação na área de comunicação. Seu trabalho envolve planejamento, criação, produção, distribuição e gerenciamento de ações promocionais, campanhas publicitárias, elaboração de arte de embalagens, identidade corporativa, entre outras.

Principais áreas de atuação  


- Produção, criação e planejamento publicitário em agências
- Marketing
- Pesquisa de mercado
- Comunicação digital
- Promoção de vendas Topo

2. Ensino

Número de faculdades 307
Melhores cursos Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro Universitário Univates (RS)
Vagas disponíveis por ano 44.564
Duração do curso 4 anos
Candidatos 56.946
Candidatos/vaga 1,27
Formandos por ano 11.587
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3. Estágio

Estágio obrigatório?    


Não

Quem recruta estagiários     


- Agências
- Consultorias
- Estúdios
- Produtoras
- Institutos de pesquisa
- Empresas anunciantes

Melhor época do ano para procurar estágio    


- As grandes empresas têm sistemas organizados de captação de talentos e mantêm seus próprios calendários ao longo de todo o ano, conforme suas necessidades.
- As empresas de menor porte ou aquelas menos sistematizadas tendem a procurar estagiários a partir das demandas que surgem. Não há época definida.

Momento ideal para iniciar estágio    
A partir do quinto semestre, após os alunos terem construído uma base teórica e passado por experiências de estágios internos dentro da própria faculdade, como em empresas juniores e agências experimentais.

Atividades do estágio     
- Organização e elaboração de informativos.
- Produção de conteúdo para mídias sociais.
- Suporte a produção de relatórios de audiência.
- Auxílio no atendimento a clientes.
- Apoio ao contato comercial com clientes.
- Auxílio na execução de projetos (anúncios, identidade visual, campanhas publicitárias). Topo

4. Mercado

Profissionais no mercado  


Não há dados disponíveis. A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) tem 600 associados.


Exigências para atuar na profissão    


Não é necessário ter diploma específico de Publicidade e Propaganda. Mas as agências e empresas costumam dar preferência a profissionais que têm curso superior na área.

Regulamentação    


Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965.

Ganho inicial (média mensal)    


De R$ 1,2 mil a R$ 1,5 mil.

Ganho escalão intermediário (média mensal)  


De R$ 5 mil a R$ 7 mil.

Ganho no auge (média mensal)  


Potencialmente alto, superior a R$ 15 mil. Geralmente, a remuneração está ligada ao alcance de resultados.


Atividades do início de carreira


Assistência às atividades básicas em nível júnior – por exemplo, assistente de gerência ou redator júnior – nas diferentes áreas da publicidade: atendimento, planejamento, criação, mídia (ou gestão de contatos), produção, comercial/vendas, gestão de marcas e/ou de produtos.

Evolução da profissão  


- Na área administrativa, o profissional começa como assistente e vai subindo de cargo até o posto de direção.
- Em áreas mais específicas, como criação, o profissional tende a se desenvolver até alcançar o topo da carreira: a direção de criação ou de redação.
- Este é um setor extremamente dinâmico, que se altera e desafia os profissionais continuamente, exigindo formação continuada. Logo, a formação inicial e o início de carreira são fundamentais para os primeiros passos, porém a capacidade de se adaptar e até mesmo antecipar tendências é que vai colaborar fortemente para o crescimento do profissional.

Auge da carreira    


Varia muito, porque depende do talento e da flexibilidade do profissional. Há jovens que ocupam cargos importantes e outros que chegam ao auge mais tarde.

Dicas     


- É fundamental envolver-se ao máximo na compreensão do negócio e da comunicação e estar atento às tendências da sociedade em termos de comportamento e uso diferenciado das novas tecnologias de comunicação.
- O profissional deve ter bom relacionamento interpessoal, saber trabalhar em equipe e ser comprometido.
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Fontes: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação (MEC), dados de 2010; Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dados de 2009;

Manager online;

Associação dos Profissionais de Propaganda (APP)


Especialistas entrevistados para compor o perfil da profissão:

Luís Fernando Garcia, diretor nacional de graduação no curso de Comunicação Social da ESPM

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