Governo apresenta no Conselhão programa de bolsa para intercâmbio

Projeto contemplará 75 mil estudantes, do nível médio ao pós-doutorado. Encontro também traçará perfil da nova classe média

iG Brasília |

O governo federal apresentará hoje o programa “Ciência Sem Fronteiras”, que concederá 75 mil bolsas para intercâmbio , até 2014, para alunos desde o nível médio até o pós-doutorado. O projeto será apresentado pelo ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que acontece a partir das 10h, no Palácio do Planalto.

O programa “Ciência Sem Fronteiras” será pilotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Das 75 mil bolsas de estudo no exterior, 40 mil serão concedidas pela Capes e 35 mil pelo CNPq. A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) informa que outras 25 mil bolsas serão buscadas junto à iniciativa privada, como universidades particulares e empresários. Segundo o MCT, os alunos receberão bolsas para estudar nas “30 melhores universidades do mundo”.

Além de Mercadante, o encontro contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff e dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Moreira Franco (SAE). Mantega falará sobre o panorama da economia brasileira. Já Franco, que comanda o ministério ao qual o Conselhão está subordinado, traçará perfil da nova classe média .

O Conselhão é composto por 90 conselheiros, além de representantes sociedade civil, como empresários, sindicalistas e intelectuais. No encontro, o CDES também apresentará um balanço de suas atividades entre abril e julho deste ano. Esta será a segunda reunião do CDES no governo Dilma. A primeira aconteceu em 26 de abril.

    Leia tudo sobre: intercâmbiobolsa de estudoconselhãodilma

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG