Fuvest recebe inscrições até sexta para graduação semipresencial

Curso de Licenciatura em Ciências é a primeira graduação a distância oferecida pela da USP. Aulas começam em outubro

iG São Paulo |

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) receberá até a próxima sexta-feira (27/8) as inscrições para o processo seletivo do curso semipresencial de Licenciatura em Ciências, parceria entre o Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), da Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo, e a Universidade de São Paulo (USP). Esta é a primeira graduação a distância oferecida pela USP.

As inscrições devem ser realizadas no site da Fuvest e a taxa, de R$ 25,00, deve ser paga no dia 30 de agosto, segunda-feira. O boleto bancário é gerado no ato da inscrição. São oferecidas 360 vagas nas cidades de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto e Piracicaba (90 vagas em cada). O Manual do Candidato para o curso de Licenciatura em Ciências pode ser acessado em página do site da Fuvest

Segundo a Univesp, o objetivo do curso é formar profissionais capacitados para atuar na educação básica, com foco na educação científica, área em que o Brasil ainda é carente. Na última avaliação internacional do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA), de 2006, o Brasil ficou na 52ª posição em desempenho em ciências, entre os 57 países avaliados.

Prova

O exame do processo seletivo será realizado no dia 12 de setembro (domingo), separado do vestibular 2011 da Fuvest (para ingresso na USP). Os candidatos terão cinco horas para responder uma prova de conhecimentos gerais, com 50 questões de múltipla escolha, e fazer uma redação. Os locais de exame serão divulgados no dia 3 de setembro, no site da Fuvest, e a lista de aprovados será divulgada no dia 1º de outubro.

A provas serão aplicadas nas cidades de Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo, onde acontecerão as atividades presenciais do curso. As aulas começam no dia 18 de outubro de 2010.

Curso

O Curso de Licenciatura em Ciências semipresencial Univesp /USP terá uma carga horária total de 2.835 horas, sendo que 1.800 horas respondem aos conteúdos de formação, 405 horas referentes ao estágio supervisionado e 210 horas destinadas às atividades acadêmico-científico-culturais. A carga horária presencial será cumprida nos polos de atendimento, com a periodicidade de até duas vezes por semana.

A carga horária a distância corresponde a 52% do total do curso. Este formato de curso permite a flexibilidade de horário e possibilita a quem vive longe dos grandes centros ou a quem já está no mercado de trabalho – como professores em exercício – cursar a graduação.

As atividades presenciais e não presenciais serão subsidiadas por material impresso, articulados com as demais atividades no ambiente virtual de aprendizagem e com a programação da Univesp TV, construída sob a coordenação de professores da USP, em parceria com a Fundação Padre Anchieta.

* Com informações da Univesp

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG