Fuvest: questão 9 Português

Leia as afirmações abaixo e responda ao que se pede. I. A dureza do clima, que se manifesta principalmente nas grandes secas periódicas, explica todas as aflições de Fabiano, ao longo da narrativa de Vidas secas, de Graciliano Ramos. a) Você concorda com essa afirmação (I)? Justifique sucintamente sua resposta.II. Apesar de quase atrofiadas na sua rusticidade, as personagens de Vidas secas, de Graciliano Ramos, conservam um filete de investigação da interioridade: cada uma delas se perscruta, reflete, tenta compreender a si e ao mundo, ajustando-o à sua visão. b) Você considera essa afirmação (II) correta? Justifique brevemente sua resposta.

Redação |

RESPOSTA

a) Não. Fabiano é parte integrante do ambiente seco e áspero do sertão nordestino, mas a dureza do clima apenas não explica suas aflições. Suas maiores angústias relacionam-se com as injustiças a que é submetido, em conseqüência de sua condição. Não só. Ignorante, sem condições para expressar-se com clareza e manifestar seus desprazeres, sente-se impotente, despreparado e sem esperança para o enfrentamento das dificuldades que lhe são impostas pela vida.


b)  Sim. Fabiano, assim como os outros personagens de Vidas Secas, reflete sobre a própria condição e percebe-se, em diversos momentos na obra, como um ser oprimido pela sociedade. Sabe que está sendo passado para trás nas contas do patrão, nota a subserviência e a impossibilidade de luta contra o soldado amarelo e afirma ser um bicho, o que nos leva a concluir que há, portanto, uma investigação de sua interioridade. Com sinhá Vitória ocorre o mesmo. Grosso modo, também se pode afirmar que isso se dá até mesmo com os meninos, que em diversos momentos revelam esse filete de investigação de interioridade, julgando-se impotentes diante dos acontecimentos, e com Baleia, antropormofizada por inteiro no momento de sua morte.

    Leia tudo sobre: fuvestportuguêssegunda fasevestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG