Fuvest: questão 9 História

A construção de Brasília foi um marco no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). a) Relacione a construção de Brasília com as metas do governo JK.b) Indique algumas decorrências da mudança da capital federal para o interior do país.

Redação |

RESPOSTA

a) O governo de Juscelino Kubitschek pautou-se pelo plano de metas. Entre as propostas contidas neste plano constava a construção de uma nova capital para o país, conforme já se preconizava desde a implantação da República. Deve-se observar que a nova capital teria o propósito de favorecer uma integração política e econômica do país.

b) No plano geopolítico a ideia básica era tornar mais protegida a capital do país até então situada na cidade do Rio de Janeiro, região litorânea. Não obstante, o projeto também previa tornar os poderes da República menos vulneráveis às pressões populares, conforme ocorria na metrópole do Rio de Janeiro. Por fim podemos citar o descontrole das contas do governo, a emissão de papel-moeda e o aprofundamento da inflação como fatores decorrentes da construção de Brasília.

    Leia tudo sobre: fuvesthistóriasegunda fasevestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG