Fuvest: questão 8 História

Dentre as Revoluções ocorridas na América Latina, no século XX, duas sobressaem: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Pode-se afirmar que o traço distintivo da primeira é seu caráter camponês e o da segunda, seu caráter socialista. Explique o significado desses traços distintivos em relação à a) Revolução Mexicana.b) Revolução Cubana.

Redação |

RESPOSTA

a) A Revolução Mexicana decorreu da insatisfação dos mais diversos segmentos da sociedade mexicana em relação ao governo de Porfírio Dias. Entretanto, a política de expropriação das terras das comunidades indígenas fez com que um grande contingente de camponeses, sob a liderança de Emiliano Zapata e Francisco Vila, fosse a força propulsora da Revolução que, contudo, terminou sob a liderança da burguesia.   

b) A Revolução Cubana, em seus momentos iniciais, implicou uma situação de impasse entre o governo revolucionário de Fidel Castro e os interesses econômicos norte-americanos na Ilha. Essa situação, que pode ser medida pela tentativa de invasão da Baía dos Porcos e o próprio bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba, levou Fidel Castro a declarar o caráter socialista da Revolução em 1961. Deve-se ainda observar o contexto da Guerra Fria como fator preponderante para o desfecho da Revolução.

    Leia tudo sobre: fuvesthistóriasegunda fasevestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG