Fuvest: questão 7 História

A expressão ¿política do café com leite¿ é muito utilizada para caracterizar a Primeira República no Brasil. Sobre essa política, descreva a) seu funcionamento;b) seu colapso na década de 1920.

Redação |

RESPOSTA

a) Em linhas gerais, a política do café com leite tinha como base de funcionamento o pacto entre as duas mais poderosas elites da União, ou seja, as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. O consenso político entre essas duas forças garantiam a ambas o controle do governo central via lançamento de um candidato presidencial comum que historicamente se mostraram vitoriosos no pleito eleitoral. Essa prática era corroborada pela Política dos Governadores.

b) As décadas de 1910 e 1920 marcaram para o Brasil transformações significantes em sua organização socioeconômica. Por um lado há manifesto o enfraquecimento econômico da elite cafeeira de São Paulo com as crises de superprodução e a eclosão da Primeira Grande Guerra. Por outro lado esse mesmo conflito mundial criara um boom industrial, gerando novas categorias sociais até então estranhas nos quadros sociais do país. Eram elas a classe operária organizada e a classe média, cada qual criando novas demandas sociais e defendendo seus próprios interesses.

Inserida nessa nova realidade, a anacrônica política do café com leite foi incapaz de dar respostas às novas demandas sociopolíticas, entrando em decadência até o seu findar com o golpe de 1930.

    Leia tudo sobre: fuvesthistóriasegunda fasevestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG