Fuvest: questão 6 História

Questão 6:

Redação |

a) Os dados da tabela indicam que, apesar das oscilações, houve expressivo crescimento industrial no período 1914-1920. Explique as razões desse crescimento.

b) Estabeleça relações entre os dados da tabela sobre custo de vida e salários com o movimento operário do
período.

RESPOSTA

a) A tabela abarca o intervalo da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), contexto este que, ao dificultar a entrada de gêneros industrializados no Brasil, favoreceu o desenvolvimento da indústria, mormente no eixo São Paulo¿Rio de Janeiro. Observa-se também que a infra-estrutura existente nesta região (estrada de ferro), bem como a concentração de capital decorrente da exportação de matérias-primas, foram fatores importantes para o surto industrial do período.

b) A tabela explicita o arrocho salarial, posto que o custo de vida suplantava a massa salarial. Considerando-se esse dado e a orientação anarcossindicalista do movimento operário brasileiro do período, somando-se ainda o advento da Revolução Russa de 1917, temos a ocorrência da Greve Geral de São Paulo de 1917; inclusive a única reivindicação atendida pelos patrões foi justamente o aumento dos salários.

    Leia tudo sobre: fuvesthistóriasegunda fasevestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG