http://educacao.ig.com.br/imagens/arquivos/cdocuments_and_settingscrochameus_documentosfuvest_geo2009.pdf target=_blankVeja o caderno de questões

RESPOSTA

a) Os países europeus considerados como Europa Insular (Reino Unido, Irlanda, Islândia) e Europa Ocidental (Alemanha, França, Luxemburgo e Países Baixos). São extremamente industrializados e urbanizados.
O maior consumo de água é para a atividade industrial e urbana. No caso do Brasil, com exceção das áreas urbanas, principalmente do Sudeste, a maior utilização da água é para a agricultura.
Talvez, seja importante enfatizar que este tipo de regionalização não revela o grande problema do uso da água, que é a disponibilidade local. No Brasil, apesar da enorme disponibilidade no país, São Paulo sofre estresse hídrico.

b) Na verdade, os Estados Unidos já vivem atualmente um estresse hídrico. Apesar da Boa disponibilidade hídrica, o uso da água para agricultura para a produção energética, para a atividade industrial e para o consumo humano, está hoje no limite disponível.
Com o aumento da atividade agrícola, principalmente em relação aos assim chamados biocombustíveis (milho, por exemplo) e das áreas urbanas, o consumo de água para irrigação, produção energética e abastecimento se intensificarão, tornando ainda mais desproporcional o uso em relação ao disponível

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.