http://musicaclassica.folha.com.br a) Sobre o advérbio ¿porventura¿, presente na carta do compositor, o dicionário Houaiss informa: usa-se em frases interrogativas, especialmente em perguntas delicadas ou retóricas. Aplica-se ao texto da carta essa informação? Justifique sua resposta. b) Cite duas palavras, também empregadas pelo compositor, que atestem, de maneira mais evidente, que, daquela época para hoje, a língua portuguesa sofreu modificações." / http://musicaclassica.folha.com.br a) Sobre o advérbio ¿porventura¿, presente na carta do compositor, o dicionário Houaiss informa: usa-se em frases interrogativas, especialmente em perguntas delicadas ou retóricas. Aplica-se ao texto da carta essa informação? Justifique sua resposta. b) Cite duas palavras, também empregadas pelo compositor, que atestem, de maneira mais evidente, que, daquela época para hoje, a língua portuguesa sofreu modificações." /

Fuvest: questão 3 Português

Leia o seguinte texto, extraído de uma biografia do compositor Carlos Gomes. No ano seguinte [1860], com o objetivo de consolidar sua formação musical, [Carlos Gomes] mudou-se para o Rio de Janeiro, contra a vontade do pai, para iniciar os estudos no conservatório da cidade. ¿Uma idéia fixa me acompanha como o meu destino! Tenho culpa, porventura, por tal cousa, se foi vossemecê que me deu o gosto pela arte a que me dediquei e se seus esforços e sacrifícios fizeram-me ganhar ambição de glórias futuras?¿, escreveu ao pai, aflito e cheio de remorso por tê-lo contrariado. ¿Não me culpe pelo passo que deihoje. [...] Nada mais lhe posso dizer nesta ocasião, mas afirmo que as minhas intenções são puras e espero desassossegado a sua bênção e o seu perdão¿, completou. http://musicaclassica.folha.com.brhttp://musicaclassica.folha.com.br a) Sobre o advérbio ¿porventura¿, presente na carta do compositor, o dicionário Houaiss informa: usa-se em frases interrogativas, especialmente em perguntas delicadas ou retóricas. Aplica-se ao texto da carta essa informação? Justifique sua resposta. b) Cite duas palavras, também empregadas pelo compositor, que atestem, de maneira mais evidente, que, daquela época para hoje, a língua portuguesa sofreu modificações.

Redação |

RESPOSTA

a) Sim, segundo o trecho, Carlos Gomes escreve ao pai cheio de remorso por tê-lo contrariado, justificando-se, dessa forma, a delicadeza no trato com o pai. Por outro lado, de maneira retórica, o autor da carta, em tom de certa provocação, procura convencer o pai a aceitar sua escolha, inclusive responsabilizando-o por tê-lo posto em contato com a arte.


b) As duas palavras são cousa e vossemecê que, por uma adaptação sonora e prática, evoluíram para coisa e você.

    Leia tudo sobre: fuvestportuguêssegunda fasevestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG