Fuvest: questão 3 História

A Reforma religiosa do século XVI provocou na Europa mudanças históricas significativas em várias esferas. Indique transformações decorrentes da Reforma nos âmbitosa) político e religioso;b) sócio-econômico.

Redação |

RESPOSTA

a) Podemos entender a Reforma religiosa como um processo de ruptura política entre os interesses locais e a visão universalista do Papado, o qual se aproveitava da dimensão religiosa para ampliar sua influência política. Nesse caso são exemplos: a ruptura de Lutero e o apoio que este recebeu de alguns príncipes alemães, bem como a postura de Henrique VIII na criação da Igreja Anglicana, além da expansão do calvinismo para territórios que ansiavam por sua liberdade, como as províncias holandesas que romperam com a Espanha. Já no campo religioso, representou a quebra do monopólio sobre o acesso à salvação e na relação com o divino, fator que concedia uma autonomia (livre interpretação da Bíblia) muito maior aos fiéis, bem diferente do dogmatismo papal.

b) O processo da Reforma resolveu também a relação entre a prosperidade material e a salvação concedida aos fiéis, pois, enquanto o catolicismo condenava a usura e o lucro, as doutrinas protestantes, em especial o calvinismo, faziam uma associação entre a prosperidade material e a salvação da alma e, assim, concediam ao trabalho um status positivo, muito diferente da visão pejorativa do catolicismo.

    Leia tudo sobre: fuvesthistóriasegunda fasevestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG