Os integrantes do Comitê de Coordenação dos Fundos Setoriais aprovaram, na última quarta-feira, em Brasília, a elaboração de um calendário, que será divulgado em breve, para o lançamento de novos editais de incentivo a pesquisa e tecnologia.

Acordo Ortográfico

Na ocasião foi divulgado o orçamento do Plano de Investimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para 2009, que prevê investimentos da ordem de R$ 3 bilhões.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, os editais devem ser publicados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Estamos na fase gradual de sistematização do planejamento do FNDCT. É importante ter um calendário fixo para os editais, pois, assim, teremos a melhoria na qualidade dos projetos, disse Sergio Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia.

Dos recursos disponíveis pelo Plano de Investimento do FNDCT, estão reservados R$ 463 milhões para as ações transversais (aquelas que têm ênfase na Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior).

Rezende destacou ainda que a distribuição desses recursos deverá ser regionalizada, destinando um percentual de cerca de 30% a ser aplicado no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Os projetos inseridos nas ações transversais devem estar em consonância com o Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para 2007-2010.

Leia mais sobre: Pesquisa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.