Filha de políticos consegue liminar para Medicina na Estadual do Pará

Estudante passou em uma universidade particular em SP e pediu transferência para pública em seu Estado. Decisão foi retirada

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo |

Uma estudante paraense aprovada no vestibular para Medicina na universidade particular paulista Anhembi Morumbi conseguiu em liminar judicial o direito de transferência imediata para a Universidade Estadual do Pará (UEPA). Ela alegou que estava com depressão pela distância da família, apesar da jurisprudência brasileira não permitir transferência de instituição particular para pública conforme decisão anterior do Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso gerou grande repercussão no Pará e o próprio juiz que concedeu a liminar, Marco Antônio Castelo Branco, resolveu retirá-la dias depois. Ele argumentou que acatou o recurso da universidade, que explicou os tramites que impossibilitavam a transferência. A estudante Izabela Vinagre Pires Franco é filha do ex-deputado federal Vic Pires Franco e da ex-vice governadora Valéria Vinagre Pires Franco.

A reitoria da UEPA diz que desde 2008 recebeu vários pedidos da família. Todos negados. No pedido de lminar, a vestibulanda apresentou um atestado de que enfrentava problemas de saúde e, para melhorar precisaria regressar ao Estado sem deixar o curso de Medicina. 

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG