Feira de universidades americanas dobra de tamanho em dois anos

Em 2009, 25 instituições vieram orientar estudantes. Neste ano, evento que acontece em São Paulo e Rio terá 60 participantes

Marina Morena Costa, iG São Paulo |

O interesse crescente das instituições de ensino superior norte-americanas nos estudantes brasileiros fez com que a EducationUSA , a maior feira de educação dos Estados Unidos no Brasil, dobrasse de tamanho nos últimos dois anos. Em 2009, 25 instituições participaram da feira. Para a edição deste ano, são esperadas 60 universidades. O evento acontece no próximo dia 1º de setembro em São Paulo e no dia 3 no Rio de Janeiro, com entrada gratuita.

Os interessados poderão assistir palestras e obter informações sobre cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, inglês, especialização, bolsas de estudo, vistos e provas de proficiência de inglês com representantes das universidades.

Entre as universidades, estão instituições renomadas como University of California- Berkeley, Los Angeles, Riverside, Irvine e San Diego, University of Chicago, Columbia University, University of Florida, Carnegie Melon University.

“Com o anúncio da presidente Dilma da concessão de 75 mil bolsas de estudo no exterior , realmente o interesse das universidades americanas está voltado pro Brasil”, diz Thais Pires, supervisora da EducationUSA e da Associação Alumni, organizadoras do evento, que tem patrocínio do governo dos EUA. Em 2010, foram 42 universidades participantes.

Thais destaca que a feira contará com universidade públicas, particulares, grandes e pequenas, o que abrange diversos tipo de interesse e necessidades. Além disso, com o bom momento econômico do Brasil e a queda do dólar frente ao real, o custo para estudar nos EUA diminuiu e o interesse dos brasileiros cresceu. “Diversas universidades têm nos procurado e muitos estudantes estão vindo aos centros, participando de palestrar. É um movimento dos dois lados”, conta.

A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site do evento . A EducationUSA Fair passará ainda por outras cidades da América do Sul: Buenos Aires, Santiago, Lima, Quito e Bogotá.

Serviço

1º de setembro – São Paulo
Das 17h às 21h
Hotel Intercontinental
Alameda Santos, 1123 – Jardins

Programação de palestras:
16h30 - Palestra sobre Visto de Estudante com representantes do Consulado Americano
17h00 - Palestra sobre TOEFL e GRE com representante da ETS
18h00 - Palestra sobre Graduação nos EUA
19h00 - Palestra sobre Cursos de Inglês nos EUA
19h45 - Palestra sobre Mestrado/Doutorado nos EUA

3 de setembro – Rio de Janeiro
Das 15h às 19h
Sofitel
Avenida Atlântica, 4240 – Copacabana

Informações em www.educationusa.org.br/fair , www.alumni.org.br ou pelo e-mail advising@alumni.org.br

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG