Federal de Pernambuco divulga listão em meio à incertezas do SiSU

Primeiro colocado é estudante de escola pública filho de empregada doméstica, mas recursos podem alterar resultados

Renata Baptista, iG Pernambuco |

Em meio à indefinição provocada pela luta judicial que pode garantir recursos a quem se sentir prejudicado ple correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi divulgado nesta sexta o listão com os aprovados no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Divulgação
Resultado do vestibular da Universidade Federal de Pernambuco foi divulgado em meio a incertezas por caber recurso a nota do Enem
A incerteza é gerada devido à decisão da Justiça Federal do Ceará de ontem, que deferiu parcialmente o pedido de liminar do Ministério Público e assegura aos estudantes de todo o Brasil o direito de acessar as provas e os espelhos do Enem e, caso se sintam prejudicados, entrar com recurso em um prazo de dez dias. Com isso, existe a possibilidade de o listão não ser definitivo.

A presidente da Comissão de Vestibular (Covest), Lícia Maia, preferiu não comentar o assunto, afirmando que não quer se precipitar. Ela destacou que as matrículas dos novos alunos da instituição ocorrerão normalmente, entre os dias 7 e 10 de fevereiro.

Divulgação
Davi Barbosa que sempre estudou em escola pública foi primeiro colocado e ganhou um carro: "Vou vender e comprar um clarinete"
Primeiro colocado

Um aluno de escola pública ficou com o primeiro lugar geral do vestibular da UFPE. Davi Barbosa Campos, de 21 anos, conseguiu uma vaga no curso de Bacharelado em Música com a média 8,59. Filho de empregada doméstica, Davi afirmou que deve sua vitória a dedicação. "Nunca fiz cursinho, foi tudo na luta", disse Davi.

Ele disse que venderia o carro zero quilômetro que ganhou como prêmio de uma emissora de televisão para poder comprar um clarinete profissional, uma vez que pretende se habilitar no instrumento. "Quando eu ganhar dinheiro com a minha música, eu compro um carro."

Dos dez primeiros colocados na classificação geral, oito são provenientes de escolas públicas. Para a presidente da Covest, Lícia Maia, o resultado é uma prova de que políticas de inclusão social estão sendo bem sucedidas.

No total, 35.000 candidatos prestaram o vestibular para as 6.390 vagas oferecidas em 101 cursos dos três campi (Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru) da universidade.O resultado do vestibular pode ser conferido no site da Covest .

    Leia tudo sobre: ufpepernambucovestibularprimeiro colocadosisu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG