¿Êxtra¿ ou ¿Éxtra¿?

Ah, os meios de comunicação e suas cismas... Faz algum tempo, profissionais de emissoras de rádio e de televisão resolveram, porque resolveram, pronunciar ¿ÉXTRA¿ (com o ¿e¿ aberto).

Reinaldo Pimenta |

A palavra EXTRA deve ser sempre pronunciada com o e fechado. O supermercado é ÊXTRA , o jornal se chama ÊXTRA , o artista faz um espetáculo ÊXTRA .

Você alguma vez disse ou ouviu alguém, a não ser por força de sotaque, dizer ÉXTRAORDINÁRIO ? Eu também não. Mas outro dia ouvi uma bela pitonisa anunciar sua previsão do tempo num jornal de TV. Ela falava de tempestades ÉXTRATROPICAIS . Provavelmente também falaria de fenômenos ÉXTRAORDINÁRIOS .

Poderíamos ficar por aqui, um minuto já é tempo demais roubado da vida do leitor. Mas, perdoe-me, a digressão é irresistível. Não reclame tanto dos erros do Serviço de Meteorologia. É tarefa difícil prever, com razoável certeza, se amanhã vai ou não vai dar praia. De qualquer forma, previna-se: reze ou faça sua mandinga e mantenha sempre o guarda-chuva e a barraca no mesmo aposento. Se eu fosse indicado para chefiar o Serviço de Meteorologia, minha primeira medida, para ficar imune às críticas dos ranzinzas, seria adotar uma única e diária previsão do tempo que não falha nunca. É a seguinte: tempo bom, com nebulosidade variável e possibilidade de chuva no decorrer do período.

Leia mais sobre: Português Urgente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG