Exposição Vias do Coração

Na próxima sexta-feira, 12 de setembro, quem passar pela Estação Ciência, em São Paulo, será convidado a conhecer a fundo o funcionamento do coração.

Marina Morena Costa |

Acordo Ortográfico

Na exposição itinerante Vias do Coração, os visitantes poderão conhecer o sistema circulatório e descobrir algumas curiosidades, como por exemplo, o número de vezes que o coração bateu, desde o nascimento até o momento atual.

A exposição conta também com sons de batimentos cardíacos em diferentes frequências, cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago, vídeos educativos em 3D, painéis, atividade monitoradas e terminais multimídia. Queremos informar de maneira lúdica e didática a anatomia do coração, explica Cristina Moscardi, idealizadora da Vias do Coração.

Nos primeiros módulos da exposição, o visitante aprende sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Microscópios e modelos anatômicos ajudam ilustram o passeio. As patologias, como a hipertensão, são apresentadas no final, quando o visitante já está familiarizado com o funcionamento saudável do coração, diz Cristina Moscardi.

Um dos painéis da exposição (Imagem/Divulgação)

Com o objetivo de educar e prevenir, Vias do coração pretende atingir o público jovem e adulto. É uma exposição para a família. As crianças completam o aprendizado escolar, além de transmitir o conhecimento em casa. Para os adultos serve como uma alerta aos problemas cardiovasculares, garante Cristina.

São Paulo será a primeira cidade a receber o projeto, que foi desenvolvido pela Sanofi-aventis em parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, responsável pelo Ciência Móvel, museu itinerante. No fim de novembro, o material parte para o Rio de Janeiro, onde será exposto em local a definir.

Todas as cidades parceiras do projeto Ciência Móvel poderão receber a Vias do Coração. Basta oferecer um espaço apropriado para a exposição ser montada, como um ginásio ou local de eventos, e agendar uma data com a produção.

Serviço

Exposição Vias do Coração
Data: de 12 a 28 de setembro
Horário de visitação: 3ª a 6ª, das 8h às 18h
Sábado, domingo e feriado: das 9h às 18h (após 17h30 não é mais permitida a entrada)
Ingressos: R$ 2,00 (grátis para menores de 6 anos e maiores de 60 anos)
Escolas podem agendar visitas pelo telefone 0800 703 00 14 ou (11) 3672-5364 ou 3675-6889

Estação Ciência
Rua Guaicurus, 1394, Lapa
www.eciencia.usp.br

Leia mais sobre: Exposição

    Leia tudo sobre: exposição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG