Exame da OAB aguarda 121 mil candidatos neste domingo

Apenas em São Paulo, 27.630 pessoas estão inscritas para fazer prova que tem gerado polêmica

iG São Paulo |

Neste domingo, 121 mil bacharéis ou estudantes de Direito farão o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A aprovação é obrigatória para receber o registro que permite exercer a profissão de advogado. O teste começa às 14h e terá duração máxima de cinco horas.

Na última edição apenas 10% dos inscritos foram aprovados em uma prova que, em tese, não deve selecionar um número específico de candidatos, mas atestar quais têm os conhecimentos mínimos suficientes para atuar.

O Estado de São Paulo é o que tem o maior número de inscritos, 27.630 ou 22% do total. Em seguida vem Minas Gerais com 13.318 (11%).

São realizados três exames por ano e o número de aprovados é cada vez menor. Críticos reclamam que o órgão usa a prova para fazer reserva de mercado . A OAB, no entanto, diz que as reprovações são reflexo da falta de qualidade das instituições e divulgou uma lista com 90 faculdades que não tiveram nenhum aprovado ao final da segunda fase do último teste.

A prova deste domingo é objetiva e terá 80 questões, todas do currículo mínimo para cursos de Direito: direitos humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, direito ambiental, direito internacional, Estatuto da Advocacia e estatuto, regulamento e código de ética e disciplina da própria OAB.

Os aprovados farão uma segunda etapa em 21 de agosto com redação de uma peça profissional e quatro questões.

    Leia tudo sobre: OABexame da ordem dos advogados2011.1

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG