Estudo mostra que 91% das faculdades dão descontos

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) mostra que 91% das universidades e faculdades privadas oferecem algum tipo de bolsa ou desconto para seus alunos. Na maioria das vezes, os benefícios são dados pela própria instituição - e não por programas governamentais - por razões como mérito acadêmico, idade ou até para alunos transferidos de outras universidades.

Agência Estado |

As bolsas funcionam como uma estratégia para atrair estudantes no mercado cada vez mais concorrido do ensino superior privado.

Apesar de ter sido divulgado só agora, o levantamento foi realizado em 2005 e, portanto, quase não sofreu impacto do Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pelo Ministério da Educação (MEC) naquele ano. O ProUni garante bolsas a alunos de escolas públicas em universidades particulares em troca de isenção fiscal. Em 2005, foram cerca de 100 mil bolsas; em 2006 e em 2007, mais 300 mil.

A pesquisa foi feita com 211 instituições privadas, das cerca de 2 mil no País. Mais de 50% delas surgiram nos últimos seis anos. Segundo projeções feitas com base na amostra, 1,09 milhão de alunos recebiam bolsas totais, parciais ou eram contemplados pelo programa Financiamento Estudantil (Fies), do governo federal.

"É preferível dar a bolsa a perder o aluno", diz o presidente da ABMES e reitor da Universidade Anhembi Morumbi, Gabriel Mario Rodrigues. Segundo ele, a partir do momento em que as instituições atingem o número de alunos que torna viável economicamente manter uma sala de aula, é possível oferecer descontos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

Leia mais sobre: Universidade - bolsa de estudo

    Leia tudo sobre: bolsauniversidade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG