Pesquisa vê falta de equipamentos e graves precariedades no ensino básico no interior do Brasil

Uma pesquisa realizada em escolas rurais de nove Estados e do Distrito Federal apontou graves problemas de infraestrutura e do corpo docente. O Estudo Nacional das Escolas Rurais, feito pelo Ibope, Instituto Paulo Montenegro, a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostra que cerca de 70% das escolas rurais não têm biblioteca e somente 32% têm banheiros adequados. O computador é presente em 34% das escolas rurais enquanto a internet está em apenas 8% das escolas pesquisadas. Mais da metade não tem equipamentos eletrônicos básicos como televisão, videocassete ou aparelho de DVD.

Foram mapeadas instituições de ensino básico da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins, além do Distrito Federal. Em cada uma das cinco regiões do Brasil foram escolhidos dois Estados, aqueles com o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e os que tiveram o pior resultado.

O corpo docente também apresenta problemas graves. Segundo a pesquisa, 66% dos professores recebem, no máximo, dois salários mínimos mensais. Em 50% das escolas não há diretor presente e, em 48% dos casos, não há coordenador, supervisor ou orientador pedagógico.

O estudo aplicou em 50 escolas pesquisadas a Prova Brasil. A média das notas ficou 10 pontos abaixo da média nacional em Língua Portuguesa e 34 pontos a menos em Matemática. Os pesquisadores descobriram que, quanto mais pobre a família, pior é o resultado do aluno na avaliação. Em alunos da classe E, por exemplo, o resultado da Prova Brasil foi 50 pontos mais baixo do que a média nacional.

Veja o retrato das escolas rurais traçado pelo estudo nacional:

- 70% não têm biblioteca
- 74% não têm máquina fotocopiadora
- 58% convivem com esgoto inexistente ou inadequado
- 92% não têm internet
- 66% não têm computador
- 82% não têm telefone
- 56% não têm televisão
- 32% dos pais de alunos nunca estudaram ou não completaram a 4ª série do antigo primário
- 95% dos pais querem que os filhos freqüentem a escola
- 30% das crianças trabalham, a maioria ajudando os pais na roça
- 49% dos alunos já reprovaram de ano
- 55% dos alunos mais pobres, da classe E, têm no máximo mais 5 livros em casa
- 66% dos professores recebem, no máximo, dois salários mínimos
- 50% das escolas não têm diretor

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.