Estudantes protestam em inauguração de memorial na UnB

Lula participou da abertura do beijódromo, espaço que reúne acervo com mais de 30 mil obras de Darcy Ribeiro

Agência Brasil |

Um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) aproveitou a cerimônia de inauguração do Memorial Darcy Ribeiro , com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para reivindicar melhorias na universidade e criticar a gestão do reitor, José Geraldo de Sousa Junior.

Rodrigues Pozzebom/ABr
Estudantes da UnB fazem manifestação durante a inauguração do Memorial Darcy Ribeiro
Com cartazes e palavras de ordem, os estudantes criticaram a obra do memorial, no valor de R$ 8,5 milhões, segundo o Ministério da Cultura (Minc). De acordo com os manifestantes, a UnB está sucateada.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, ressaltou a importância de Darcy Ribeiro para a UnB. “A hora é de saudar Darcy Ribeiro e a Universidade de Brasília”, disse Ferreira. O antropólogo, morto em 1997, foi um dos idealizadores da UnB e o primeiro reitor da instituição.

Alheio ao protesto dos estudantes, Lula ressaltou, no discurso, a história de Darcy Ribeiro e sua importância para o país e para a UnB. “Precisávamos de uma maneira original e criativa para homenagear Darcy no dia de hoje”, disse Lula. “Hoje temos motivos para uma grande comemoração, Darcy está de volta a Brasília".

O Memorial Darcy Ribeiro, batizado de beijódromo pelos estudantes da universidade, tem 2 mil metros quadrados distribuídos em dois andares. Foi projetado pelo arquiteto e parceiro de Darcy em diversos projetos, João Filgueiras Lima, o Lelé.

Segundo o ministério, o local reúne um acervo com mais de 30 mil obras do antropólogo e educador e da primeira mulher dele, a também antropóloga Berta Gleizer Ribeiro. O memorial ainda guarda documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e com o filósofo francês Jean-Paul Sartre. Estão previstas para o local exposições de obras de arte brasileira, que vão de quadros de Portinari a artefatos indígenas.

    Leia tudo sobre: UnBbeijodromomemorialDarcy-Ribeirouniversidade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG