Os estudantes que receberam a confirmação de aprovação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e http://educacao.ig.com.br/us/2010/03/16/lista+de+aprovados+no+sisu+e+alterada+e+estudantes+perdem+vagas+9428338.htmlnão foram relacionados entre os convocados pela lista de espera deverão ser chamados pelas universidades nas próximas semanas. A secretária da Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, informou que não há mais de 30 candidatos nessa situação.


Maria Paula explicou que, no domingo, muitos estudantes conferiram o boletim de desempenho no SiSU e viram que estavam aprovados. No entanto, o sistema foi alterado durante a tarde, manualmente, para a inclusão de alunos que garantiram o direito de ser matriculados pelo SiSU em ações judiciais. Com isso, parte das vagas foi ocupada e os alunos inicialmente aprovados foram retirados da lista de selecionados.

A confusão gerou mal estar e mais críticas ao sistema. Porém, a secretária lembrou que esses jovens voltaram à lista de espera e continuam no topo. Portanto, ela acredita que eles serão convocados a ocupar as vagas que ainda restam disponíveis. Maria Paula disse que as universidades estão analisando todos os casos com cuidado. Agora, cada instituição resolverá esses casos, de acordo com seus próprios editais, ressaltou.

A secretária destacou que as universidades já estão habituadas a enfrentar situações semelhantes ¿ da obrigação de realizar matrículas com base em determinações judiciais ¿ e têm regras para lidar com os casos. Não acredito que haverá prejuízo para esses alunos que voltaram à lista de espera, afirmou.

    Leia tudo sobre: enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.