Estudantes de Sergipe apresentam em feira protótipo de foguete recuperável

BRASÍLIA - Alunos do Centro Educacional General Calazans, da cidade de Nossa Senhora das Dores (SE), apresentaram na última quinta-feira o protótipo de um foguete recuperável, lançado no gramado lateral do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde se realiza da 2ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica (Fenaceb).

Redação com Agência Brasil |

(Imagem/Agência Brasil-Marcello Casal Jr.)

O projeto, chamado Hermes, foi desenvolvido ao longo de três anos pelo professor de física Nilton Silva e quatro alunos. Dois deles vieram a Brasília para o lançamento do foguete, impulsionado por pressão hidráulica gerada a partir da mistura de água e bicarbonato de sódio.

Nós começamos com um foguete que não tinha esse aparato todo, ele apenas decolava e quando voltava se espatifava no chão. Então nós pensamos em maneiras para evitar isso e colocamos dois pára-quedas. Nosso objetivo é construir um mais avançado, aperfeiçoar a cada dia, explicou o estudante Vismonde do Santos Leite.

O programa AEB Escola, da Agência Espacial Brasileira, apoiou o projeto ao enviar para a escola folhetos e material informativo. O objetivo do programa é esse mesmo, desenvolver atividades sobre a temática espacial na sala de aula e contribuir para despertar nos jovens o interesse por ciência e tecnologia", apontou Ivete Rodrigues, gestora do programa.

O projeto é um dos 170 expostos na Fenaceb, que faz parte da programação da 1ª Conferência Nacional da Educação Básica (Coneb), que será encerrada nesta sexta-feira. Os trabalhos de estudantes de quase todos os estados envolvem da reciclagem do lixo à reutilização de resíduos do biodiesel.

Leia mais sobre: Coneb - foguete - estudantes

    Leia tudo sobre: conebestudantesfoguete

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG