Estudantes brasileiros participam de avaliação internacional para medir qualidade da educação

BRASÍLIA - Cerca de 50 mil estudantes brasileiros vão participam, entre os dias 25 e 29 deste mês, do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). A prova é um exame amostral aplicado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCE). O objetivo é fornecer aos países participantes indicadores educacionais que possam ser comparados internacionalmente. Este ano, 65 países participam do Pisa.

Agência Brasil |

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), ligado ao Ministério da Educação, é o responsável pela aplicação da prova no Brasil. Os alunos selecionados são de 990 escolas públicas e privadas, rurais e urbanas de 587 municípios. Os participantes devem ter 15 anos e estar cursando séries entre os dois últimos anos do ensino fundamental ou o ensino médio.

Na América do Sul, além do Brasil, participam do Pisa em 2009 a Argentina, o Chile, a Colômbia, o Peru e o Uruguai. Segundo o Inep, este ano o exame terá ênfase em leitura, ciências e matemática.

Os resultados serão divulgados pela OCDE em dezembro de 2010.

Leia mais sobre: Educação

    Leia tudo sobre: educação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG