Último dia da segunda fase da Unicamp aplicou prova de Ciências da Natureza

A última prova da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ciências da Natureza, aplicou 24 questões dissertativas e interdisciplinares de Biologia, Química e Física. Estudantes que deixam a Universidade Paulista (Unip) do Paraíso, maior local de provas em São Paulo, relatam que as questões de Física foram as mais difíceis de resolver.

“Física foi disparada a parte mais difícil, porque pedia muita fórmula”, reclama Marcela Guercke, de 17 anos, que tenta uma vaga em Odontologia. Guilherme Prizzo, de 17 anos, candidato a Engenharia Mecatrônica, faz coro: “Física estava muito complicado. Exigia muito raciocínio”. O iG em parceria com os Professores do Cursinho da Poli apresenta a correção comentada da prova . Os exames dos dias anteriores também estão disponíveis na página para consulta.

Para Hugo Cantañed, de 22 anos, a prova da Unicamp estava difícil “como sempre”. Na opinião do estudante, o nível de dificuldade mais alto estava nas questões de Física. Química estava regular e biologia fácil. “Mas estou bastante confiante”, afirma o estudante.

Rogério dos Santos, de 27 anos, foi o primeiro a deixar o prédio da Unip. Ele afirma que sofreu com Física, mas deixou somente uma questão em branco. “Em atualidade, caiu uma questão interessante sobre o aquecimento global”, comenta.

O terceiro e último dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocorreu em clima de alívio e descontração. Nesta terça-feira acabou a maratona de processos seletivos de universidades públicas de São Paulo – que teve provas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na saída, muitos alunos se despediam com desejos de boas férias, com o fim da maratona de vestibulares. "Finalmente acabou, por isso que o tempo está virando", comentou Lucas Giustra, de 19 anos, com uma amiga.

Hoje, a abstenção geral chegou a 9,7%, índice pouco maior do que o registrado no último dia de provas do ano passado (9,3%). Este ano, dos 16.644 aprovados para a segunda fase, 1.626 não compareceram ao último dia de provas.

As respostas esperadas pelas bancas examinadoras serão divulgadas na página eletrônica da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), a partir da próxima quinta-feira, 20 de janeiro. Os candidatos concorrem a 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

A primeira lista de aprovados na Unicamp será divulgada dia 7 de fevereiro, às 12 horas, no site da Comvest e no Saguão do Ciclo Básico II, campus da Unicamp em Campinas. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.