Estudante de São Paulo vence Concurso Universitário de Jornalismo da CNN

Entre os 205 trabalhos inscritos, a estudante da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Clara Vanali Alves Moreira, 21 anos, foi a vencedora da quarta edição do Concurso Universitário de Jornalismo CNN.

Carla Sasso Laki |

O tema da edição do concurso, realizado desde 2005, era A Socialização Por Meio da Arte. Com a matéria Maracatu ¿ Projeto Calo na Mão, Clara Vanali ganhou uma viagem para conhecer a sede dos estúdios da CNN, em Atlanta, Estados Unidos, e a exibição de sua reportagem pela emissora.

Clara conta que ficou sabendo do projeto pela universidade e que resolveu mandar o vídeo sem pretensão nenhuma. Um amigo me indicou o lugar (o Projeto Calo na Mão), falei com a coordenação e com câmera da TV Mackenzie. Um outro amigo me emprestou a ilha de edição, eu mesma editei e mandei. Sem pretensão alguma.

As três finalistas do concurso: Clara (esquerda, Carolina (centro) e Adriana (Divulgação/Cristina Villares)

A estudante do 4º ano explica que gravou o vídeo em dois dias e que a surpresa foi enorme quando soube que tinha ficado entre os 10 primeiros finalistas. Fiquei muito feliz e surpresa quando saiu a lista dos 10 primeiros, quando saiu a lista dos três finalistas a sensação foi maior ainda

Clara foi para a final do concurso junto com as estudantes Carolina Rosa Estrella de Pinho, da Universidade Estácio de Sá, e Adriana Semensato Ozório, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), ambas do Rio de Janeiro. As universitárias ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Segundo a CNN, o número de inscrições para o concurso deste ano aumentou 39% em relação ao prêmio de 2007 e que entrou definitivamente para o calendário acadêmico do Brasil.

Para Clara, que pode escolher quando irá fazer a viagem, ela e as outras finalistas já foram vencedoras. O mais importante de tudo é termos dado visibilidade aos projetos e, para mim, é o início de algo que quero muito, que é fazer jornalismo. Eu saí de Araçatuba e vim para São Paulo em busca disso.

Leia mais sobre: Concurso Universitário CNN - jornalismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG