44,5 mil professores, supervisores e diretores de escolas que obtiveram melhor desempenho em concurso recebem aumento nesta sexta

Profissionais da rede estadual de ensino que obtiveram melhor desempenho no primeiro concurso de promoção do Programa Valorização pelo Mérito, realizado pela Secretaria de Estado da Educação no início deste ano, receberam nesta sexta-feira o primeiro salário com aumento. O benefício atinge 44.569 profissionais do magistério estadual, entre professores, supervisores e diretores de escolas, com aumento de 25% sobre o salário base da categoria.

Segundo a Secretaria, o programa criou um plano de carreira para o magistério paulista, que permite ao profissional multiplicar seu salário em até quatro vezes. O exame foi realizado nos dias 29 de janeiro, 1º e 2 de fevereiro deste ano, com 135.841 candidatos inscritos. Destes 96.042 prestaram a prova e 81.526 foram aprovados. Desse montante, apenas 75.249 apresentaram os requisitos, 64.397 foram aprovados e 44.569 foram promovidos.

A promoção é concedida a até 20% do contingente de cada classe (o cálculo é feito sobre o total da categoria ou faixa e não apenas sobre o número de profissionais aptos a participar do exame). Além do resultado da prova, a análise funcional do profissional nos anos anteriores também é levada em conta para a ascensão salarial. Entre os fatores considerados estão a assiduidade e o tempo de permanência em uma mesma escola.

Do total de profissionais promovidos para a segunda faixa salarial prevista no Programa de Valorização pelo Mérito, 11.007 são professores de Ensino Fundamental ciclo 1 (do 1º ao 5º ano), 32.397 são docentes de Ensino Fundamental ciclo 2 (do 6º ao 9º ano) e de Ensino Médio, 268 são supervisores de ensino e 897 são diretores de escola..

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.