Estação Ciência ganha Laboratório de Biologia Celular

A Estação Ciência, centro interativo de divulgação científica da Universidade de São Paulo (USP), terá uma nova atração: o Laboratório de Biologia Celular, que será inaugurado oficialmente na comemoração do aniversário de 22 anos da Estação Ciência, no dia 24 de junho.

Agência Fapesp |

O novo espaço de 40 m² foi desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos do Genoma Humano da USP ¿ um dos 11 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da FAPESP ¿, coordenado pela professora Mayana Zatz. Além de microscópios e lupas, o laboratório é equipado com diversos materiais para estudo da célula, como modelos de estruturas microscópicas e monitores de plasma interligados aos microscópios, permitindo demonstrações específicas dos monitores. Ao entrar, os visitantes recebem jalecos brancos de laboratório, criados especialmente para o ambiente.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, Eliana Dessen, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências (IB) da USP, no laboratório serão desenvolvidas atividades educacionais e lúdicas, facilitadoras do aprendizado do mundo microscópico.

O Centro de Estudos do Genoma Humano forneceu todo o equipamento óptico: microscópios e lupas com iluminação embutida, além de diversos protocolos de aulas práticas e os materiais necessários para a execução das preparações citológicas.

O material didático, também concebido pelo Cepid, tem o objetivo de facilitar o entendimento do conceito de célula por meio de atividades lúdicas como jogos educacionais, modelos tridimensionais de estruturas e simulações de processos intracelulares.

A Estação Ciência providenciou o espaço físico, o projeto arquitetônico de construção do laboratório, a execução da obra, a monitoria, a manutenção dos materiais e segurança.

Depois da inauguração, o laboratório ficará disponível para visitação por grupos e escolas, mediante agendamento da visita. Para o público espontâneo ¿ famílias e turistas ¿ haverá sessões em diversos horários dos fins de semana. Crianças a partir de 11 anos poderão participar das atividades do laboratório. As sessões terão duração de uma hora.

Mais informações: www.eciencia.usp.br , ou pelo telefone (11) 3673-7022.

Leia mais sobre: Estação Ciência

    Leia tudo sobre: educaçãoestação ciêncialaboratório

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG