agenda cheia " agenda cheia " agenda cheia - Educação - iG" /

Especialista alerta para criança com agenda cheia

Cada vez mais cedo crianças de escolas de educação infantil particulares cumprem currículos de gente grande. Inglês, capoeira, judô, natação, música, educação financeira, balé, informática e até noções de empreendedorismo.

Agência Estado |

Na época de matrícula, principalmente, a lista de cursos oferecidos para os pequenos é extensa. No entanto, especialistas advertem que a diversidade de cursos é positiva, com bom senso e professores preparados.

Só na capital paulista, 68.199 crianças de zero a três anos de idade passam o dia em 1.989 berçários particulares e 138.460 crianças de três a seis anos de idade estão matriculadas nas 2.618 escolas privadas de educação infantil. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieesp), cada escola particular é livre para criar seus currículos. A professora Neide Noffs, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC), porém, questiona tamanha oferta de estímulos.Hoje existe um volume de atividades na educação infantil que dá uma falsa idéia de qualificação do ensino, afirma.

No caso da língua inglesa, a coordenadora de cursos teens e kids da escola de idiomas CelLep, Ana Tereza Moreira, diz que quanto mais cedo a criança aprender uma língua estrangeira, melhor. Mas lembra que os pais precisam ficar atentos ao modelo apresentado aos filhos. Se o professor não for muito bem preparado, corre-se o risco de a criança aprender a pronúncia e sotaque errados e, quando for matriculada em uma escola especializada, será mais difícil corrigir.

    Leia tudo sobre: agenda cheia " agenda cheia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG