Especial Professor: A importância do professor no início da vida escolar

Qual criança nunca brincou de escolinha? E qual delas nunca quis ser a professora, na brincadeira? Não há dúvidas de que o professor exerce grande influência na vida escolar e, muitas vezes, leva o aluno a gostar ou não de determinada matéria, de acordo com a afinidade que ele tem com seu professor. Há alunos que se envolvem tanto que acabam escolhendo ser professores também, em sua vida profissional.

Paula Menezes |

Acordo Ortográfico

A pedagoga e diretora do Colégio Kyoiku, Eloisa Hashimoto, concorda que o professor é uma referência muito forte na vida do aluno e acredita ser uma influência muito positiva, mas exercida juntamente com a família, explica.

Eloisa diz que o professor tem que tornar o aprendizado uma coisa prazerosa, principalmente no início da vida escolar. Nós temos que mostrar que tudo pode ser feito com vontade. Então, dessa forma, valorizamos o que a criança pode fazer, possibilitamos a criação e, a partir daí, analisamos os trabalhos do aluno pra saber como ela está, o que está sentindo e o que está precisando naquele momento .

A diretora completa que, para isso, é necessário sim uma boa dose de relacionamento afetivo, além da relação aluno professor. Eu acho fundamental a proximidade, mas com respeito. Manter uma relação de amizade, tanto o professor como o aluno só tem a ganhar. Conheço experiências super positivas de alunos que já se formaram ou que saíram da escola e que mantém contato até hoje. Essa afetividade entre o professor e o aluno tem que existir, além de reforçar até mesmo o aprendizado .

Ao contrário de outras escolas, Eloisa conta que a amizade entre professor e aluno é tão valorizada que existe até incentivo do próprio colégio para o professor ir a festas de aniversário de alunos, quando convidados. Existem escolas que não permitem nem mesmo conversas entre pais e professores fora dos portões do colégio .

Além de ensinar os alunos, Eloisa acredita que o professor também é uma grande influência quanto a seu comportamento na frente das crianças. O professor passa para os alunos também questões como valores, amizade, enfim, valores morais. A partir do momento que o professor trata os outros funcionários da escola com respeito e age dessa forma com naturalidade, esses valores vão se introduzindo no aluno, pois ele observa como o professor age . Ele os ensina também saber respeitar os amigos, saber esperar e conversar, ao invés de discriminar.

E, por gostarem dos professores e os valorizar, não é raro ver crianças querendo ajudá-los dentro da escola, pedindo pra apagar a lousa, ajudá-lo em alguma outra coisa ou mesmo tentando os imitar brincando de escolinha com seus amigos. Acho isso super importante. A partir do momento que as crianças estão olhando para o seu dia a dia, para a sala de aula. I sso significa que são referências positivas. Até pelo fato de ela valorizar uma relação que ela está vivendo e sentir a posição do outro. Isso valoriza demais , comenta Eloisa.

Veja também:

E mais:

Leia mais sobre: Semana do Professor

    Leia tudo sobre: alunoensinoprofessorprofessoressemana do professor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG