Espaço para aperfeiçoar aulas comemora dois anos

Portal do Professor, ferramenta do MEC para auxiliar educadores na preparação de aulas, atinge 3,5 milhões de acessos

iG Brasília |

O Portal do Professor comemora nesta sexta-feira dois anos de criação. Nesse período, 3,5 milhões de acessos foram registrados. São 20 mil acessos diários e mais de 450 mil mensais. Uma evolução de 68,65% desde a época de sua criação, em 18 de junho de 2008.

O Espaço da Aula é a ferramenta mais utilizada pelos professores. É feito para criar, visualizar e compartilhar aulas de todos os níveis de ensino. As aulas podem conter recursos multimídia, como vídeos, animações e áudios. Qualquer professor pode criar e colaborar com o conteúdo. Há quase 6 mil aulas elaboradas e publicadas por professores de todo o país.

Uilete de Mendonça, professora de ciências do Núcleo Educacional Infantil do Rio Grande do Norte, usa o portal tanto para ver as ideias de aulas das outras professoras, como para criar as próprias. “Nós, professores, precisamos buscar o aperfeiçoamento de formação e transformação. O portal tem sido um espaço de ampliação dos meus conhecimentos. As aulas do portal são excelentes para a prática do professor”, declara ao MEC.

As sugestões de aulas compartilhadas pelos professores têm sido objeto de estudo de muitos cursos, tanto de licenciatura quanto de formação continuada, como o Proinfo Integrado e o Mídias na Educação. Desenvolver e compartilhar novas práticas de aulas também tem sido uma ação incluída nesses cursos, como atividade para os alunos desenvolverem. “É comum vermos, no portal, muitas aulas publicadas por alunos de determinadas universidades ou escolas da educação básica, em função dessas ações”, afirma a coordenadora do portal, Carmem Prata.

A professora de educação física Edelvira Mastroianni acredita que o portal trouxe maior possibilidade de pesquisa e interação com outras áreas de conhecimento. Considera o espaço importante, pois dá oportunidade de agregação e enriquecimento ao ensino do país. Além disso, Edelvira já aderiu ao conteúdo e às sugestões da ferramenta para uso em sala de aula.

Há mais de 120 mil professores inscritos no portal, interagindo nos fóruns ou elaborando sugestões de aulas. A ferramenta brasileira tem atraído professores de outros lugares. No total, 147 países costumam acessar o site, entre eles, Portugal, Estados Unidos, Argentina e França.

* Com informações do Ministério da Educação

    Leia tudo sobre: educaçãoprofessoresformação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG