Escudo gigante de proteção poderá desviar asteroides da Terra

Cientistas britânicos anunciaram a construção de um aparato no mínimo, ousado: um escudo contra asteroides com o objetivo de proteger a Terra de possíveis colisões.

Apolo11 |


O escudo do futuro pesa cerca de 10 toneladas e teria a capacidade de desviar corpos celestes anos antes de um possível impacto com o nosso planeta.

A empresa espacial EADS Atrium está à frente do projeto e trabalha em cima de uma ideia desenvolvida inicialmente por dois astronautas da agência espacial americana (Nasa).

"Sinceramente, pensei que fosse uma loucura. Que nunca funcionaria", declarou o Dr. Ralph Cordey, chefe de exploração da EADS Atrium.

Para o seu funcionamento seria utilizada a força gravitacional, ou conhecida como força G. O escudo interceptaria o asteroide a apenas 48 m de distância e exercendo uma força gravitacional sobre ele, alternaria sua rota para o lado oposto da Terra livrando o planeta de qualquer colisão.

Cientistas do Programa de Objetos Próximos à Terra, da Nasa, estimam que atualmente existem 784 grandes objetos com tamanho superior a 1 quilômetro de diâmetro nas proximidades da Terra.

Entretanto, a chance de grandes objetos atingirem a Terra é muito pequena. O que mais preocupa os estudiosos são os asteroides ainda não descobertos. Objetos menores são praticamente incendiados durante a entrada na atmosfera, produzindo as chamadas bolas de fogo.


Foto: Apesar do baixo risco, um grande impacto provocado por um asteróide teria consequências desastrosas para o planeta. Crédito: PA/Wikimedia Commons.

    Leia tudo sobre: asteroideastronomiaterra (planeta)

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG