Entenda como funciona o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Enem

SÃO PAULO - Com as mudanças no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que o tornou em prova única do processo seletivo de diversas universidades do País, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um sistema que permite ao aluno candidatar-se a uma das 47,9 mil vagas oferecidas pelas universidades participantes. Veja como ele funciona:

iG São Paulo |

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) funciona em três etapas:

1ª etapa :
A primeira etapa funciona como uma espécie de "pregão" de vagas, no qual o aluno entra com sua nota obtida no Enem e recebe do sistema uma resposta sobre suas chances de obter a vaga pretendida.

Das 6h do dia 29 de janeiro às 23h59 do dia 3 de fevereiro, os candidatos poderão entrar no sistema e observar a nota de corte necessária para ingressar no curso escolhido. Caso suas chances não estejam boas nesta opção, o candidato pode mudar a seleção do curso e concorrer a qualquer outra vaga em qualquer outra instituição.

Não existe limite para esta mudança, entretanto, o sistema será atualizado com as novas notas de corte apenas uma vez por dia. Vale ressaltar que, ao mudar de opção, o estudante deixa de concorrer à vaga anterior.

Resultado : no dia 5 de fevereiro o estudante poderá saber se obteve a última vaga escolhida. As matrículas nas universidades acontecem entre os dias 8 e 12 de fevereiro.

2ª etapa :

Entre os dias 15 e 20 de fevereiro, os candidatos que não obtiveram as vagas desejadas poderão concorrer ainda a uma vaga remanescente.

O sistema estará disponível novamente a partir das 6h do dia 15 de fevereiro até as 23h59 do dia 20 e a disputa pelas vagas acontece da mesma maneira que na primeira etapa.

Resultado: os candidatos saberão se obtiveram a vaga almejada no dia 22 de fevereiro.

3ª etapa :

O mesmo processo ocorre entre as 6h do dia 1° de março até as 23h59 do dia 3 de março para as vagas que sobrarem das duas primeiras etapas.

Resultado: o resultado desta última etapa sai no dia 5 de março e a matrícula nas universidades deve ser feita entre 9 e 12 de março.

Cadastro
A candidatura a uma vaga nas universidades participantes do processo será feita apenas pela internet, no site do SiSU . Veja como fazer o cadastro:

1º passo - cadastro
O candidato deve acessar o campo " Acesse o Sistema de Seleção Unificada " e inserir nele seu número de inscrição do Enem e a senha cadastrada no site do Inep. O próximo passo será criar uma nova senha, específica para o SiSU.

Em seguida, o candidato deverá informar um e-mail válido. Muita atenção ao cadastrar o e-mail, pois somente por meio dele o estudante poderá, caso necessite, recuperar sua senha do SiSU.

2º passo - seleção de vaga e candidatura
O candidato poderá encontrar a vaga selecionando o estado, a instituição e o campus. Ao encontrar a vaga desejada, o candidato poderá verificar qual a nota de corte da vaga naquele momento e qual seria suas chances de obter aquela vaga. 

Depois de cadastrado, o candidato poderá modificar sua opção de candidatura.

    Leia tudo sobre: enemsisu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG