Vagas do SiSU não preenchidas chegam a até 70% em universidades

Candidatos serão convocados nesta sexta para a segunda chamada de matrículas. Conforme iG apurou, ainda há vagas disponíveis

Tatiana Klix, iG São Paulo |

Os estudantes que realizaram inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) , mas não garantiram na primeira fase uma das 83 mil vagas em instituições de ensino superior ainda têm chances de ingressar na faculdade em 2011. Nesta sexta-feira, dia 4, o Ministério da Educação (MEC) vai divulgar a segunda chamada de convocados e, conforme o iG apurou, ainda há muitas vagas disponíveis.

Os aprovados em primeira chamada no SiSU tiveram três dias para realizar a matrícula nas instituições em que obtiveram vagas em primeira ou segunda opção. Mas nem todos compareceram com os documentos necessários para concretizar a inscrição. Na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Rio Grande do Sul, dos 2.661 candidatos aprovados, 740 confirmaram interesse (27% do total das 2.725 vagas oferecidas; 64 sobraram já na primeira fase porque estão reservadas para cotistas). O número, embora pequeno, representa mais do que o obtido pela universidade no ano passado, quando apenas 17% das vagas foram preenchidas na primeira fase de matrículas.

Na Universidade Federal do Ceará (UFC), o índice de comparecimento nas matrículas foi bem mais elevado e deve ser superior à média geral, que só será consolidada nesta sexta-feira. Das 5724 vagas ofertadas, 3593 já estão preenchidas, o que representa 62,9%. Os cursos com maior percentual de matrículas foram o de engenharia de energias e meio ambiente (90,8%), engenharia de produção mecânica (90%) e sistema de mídias digitais (86,7%). No entanto, cursos em campi no interior estão longe de completar as turmas para o início das aulas. Para cursar filosofia em Cariri, no sul do Ceará, compareceram apenas 15% dos aprovados no SiSU, e para engenharia de software em Quixadá, no sertão central, 18%. Neste último curso, 76% dos que passaram não são da região. Segundo o professor Miguel Franklin, responsável pelo SiSU na UFC, a taxa de matrículas está diretamente relacionada ao número de aprovados que não são do estado do Ceará. “Durante as inscrições pelo sistema, muitos alunos desistiram dos cursos que realmente tinham interesse por não atingirem as notas de corte necessárias e acabaram se candidatando em outras graduações apenas para obter aprovação”, diz.

A Universidade Federal de São Carlos, no estado de São Paulo, registrou um índice de matrículas parecido. Foram oferecidas 2553 vagas para seleção pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, até o momento, foram ocupadas 60,6%. A instituição considera o número positivo, acima da média de outras universidades, e espera completar as matrículas nas próximas fases.

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) encerrou a primeira fase de matrículas com 50% das vagas oferecidas pelo SiSU preenchidas. Das 1864 vagas que estavam no sistema, 946 vão retornar. Nem mesmo em cursos normalmente muito disputados, como medicina, as turmas ficaram completas. Entre as 56 vagas ofertadas, 27 já estão ocupadas. Para o pró-reitor adjunto de graduação da instituição, Francisco Adilson dos Santos Hara, é normal que isso ocorra e as vagas devem ser preenchidas na próxima chamada. “O Enem e o SiSU são novidades para a sociedade e vai levar um tempo até que todos se acostumem com essa forma de ingresso nas universidades”, diz.

Segunda chamada

Os candidatos que prestaram o Enem poderão conferir se foram chamados na segunda convocação nesta sexta-feira, dia 4, pelo site do SiSU. Concorrem nesta fase os reprovados na primeira chamada e os aprovados em segunda opção, que seguem na disputa da primeira escolha. As matrículas de quem for convocado nesta sexta serão realizadas nas instituições nos dias 8 e 9 de fevereiro. Os estudantes que prestaram Enem ainda terão uma nova chance de aprovação no dia 13 de fevereiro, e posteriormente podem aguardar as chamadas de lista de espera.

    Leia tudo sobre: sisuenemmatrículauniversidade

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG