Um quarto dos candidatos falta ao Enem

Exame registra abstenção média de 25,29% neste sábado, índice inferior ao do ano passado. Prova ocorreu sem grandes incidentes

iG São Paulo |

Mais de um quarto dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não compareceram aos locais de prova neste sábado. O exame registrou abstenção média de 25,29%, pouco abaixo do registrado no primeiro dia de provas em 2010, 26,66%. A edição de 2011 do Enem teve recorde de inscritos: 5.367.092.

Os Estados com maior índice de faltosos foram o Distrito Federal (31,24%), Bahia (30,14%) e Roraima (29.39%). Já os Estados com menor índice foram Piauí (19,60%), Acre (19,44%) e Santa Catarina (20,35%).

Para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as condições climáticas foram as responsáveis pelos altos índices na Bahia e em Roraima, que sofrem com fortes chuvas. O Inep destaca também as baixas temperaturas no Distrito Federal, que apresentou média de 17 graus, muito rara nesta época do ano.

Prova sem problemas

A primeira prova do Enem transcorreu sem grandes incidentes. O instituto responsável pela prova destaca eventos em Salvador (BA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), “em função da ansiedade de última hora e impaciência com relação a filas na entrada”. Na Uninove, na capital paulista, cerca de 100 pessoas chegaram atrasadas e não conseguiram entrar para fazer a prova.

O Inep ressalta que, para a prova de amanhã, dia 23, é importante que os candidatos se apresentem ao local de aplicação do exame com uma hora de antecedência ao horário marcado para início das provas (13 horas, horário de Brasília).

Rede social

O Inep monitorou as redes sociais durante a prova e identificou casos de oito participantes que postaram mensagens durante a realização das provas. Foram registrados em ata e excluídos do Enem candidatos nas localidades de Arari (MA), Foz do Iguaçu (PR), Guaíba (RS), Itararé (SP), Porto Alegre (RS), Sananduva (RS), Santarém (PA) e Santo André (SP), de acordo com o ponto 8.3 do edital do Enem 2011.

Neste sábado, os participantes realizaram as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo (23), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

    Leia tudo sobre: enem 2011provas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG