Últimos a sair do Enem pedem mais tempo ou menos perguntas

Candidatos dizem que 5h30 é insuficiente para resolver as 90 questões e ainda escrever uma redação. Muitos chutaram sem ler

Marina Morena Costa, iG São Paulo |

Mesmo com cinco horas e meia para fazer as provas, candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixaram as salas sem responder todas as perguntas. Eles afirmam que para resolver com calma as questões, escrever a redação em um rascunho e depois passar a limpo é preciso mais tempo. Ou diminuir o número de questões.

Leia também: Alternativas do 2º dia do Enem: chutar ou fazer 5 horas de prova

Larissa Spínola, de 17 anos, saiu às 18h40 da Uninove, local onde mais 8 mil prestaram o Enem. Mesmo sendo uma das últimas a terminar, não conseguiu resolver todas as questões. “Tive que chutar sete questões de matemática. Justo matemática, que é tão fácil. Que droga”, lamenta.

A estudante quer ingressar em Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB) ou na Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e afirma que precisa de mais de uma hora para fazer a redação. No segundo dia de Enem, os candidatos têm uma hora a mais de prova por causa da redação.

“Fui a última a sair da minha sala e chutei algumas questões, porque não deu tempo de resolver”, conta Beatriz Stacciarini Duarte, de 17 anos. A estudante quer cursar Direito e achou a prova fácil, mas afirma que para resolver todas as 90 questões de linguagens e matemática seria preciso mais tempo.

Amanda Rafaela, de 16 anos, começou pela redação e no fim faltou tempo para as questões. “Chutei sem ler a pergunta”, comenta. Já Luciana Machado, 44 anos, deixou a redação pro final e achou que foi uma grande burrice. “Você chega cansada ao final da prova. Fiz um rascunho ligeiro e na hora de passar a limpo errei algumas coisas por causa da pressa, como gírias e abreviações”, relata.

Entre os últimos a sair, também teve gente que demorou a resolver a prova por outros motivos, como Luiz Goulart, de 20 anos. “Dormi um pouco durante a prova. Estava muito cansado”, diz o estudante da faculdade Belas Artes, que pretende conseguir uma bolsa do Prouni.

Julien Pereira/Fotoarena
Beatriz Duarte foi a última a sair da sala e teve que chutar questões
Prova fácil

O segundo dia de provas do Enem, que acabou às 18h30 (horário de Brasília) deste sábado, foi considerado fácil pela maior parte dos candidatos . As provas de linguagens e matemática exigiram bastante interpretação de texto dos candidatos, mas tinham resolução simples, de acordo com candidatos entrevistados pela reportagem do iG . Em um dos casos, após entender do que tratava a questão, bastava passar milímetros para metros para chegar a resposta correta.

Veja imagens do segundo dia de Enem :


    Leia tudo sobre: enem 2011provas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG