Sob tensão, estudantes fazem prova do Enem no Rio

Portões da UERJ fecharam pontualmente às 13h e alguns candidatos ficaram do lado de fora

Fábio Grellet, especial para o iG |

Às 13h em ponto, os portões da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) foram fechados para a aplicação da primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Neste sábado (6), as provas são de ciências da natureza, que inclui biologia, química e física, e ciências humanas, que reúne história, geografia, filosofia e sociologia. As provas continuam amanhã, com outras disciplinas e redação.

Menos de cinco minutos depois do fechamento dos portões, Cinthia Andrade, 17 anos, chegou esbaforida e, ao constatar a impossibilidade de entrar, chegou a chorar. Ela está concluindo o Ensino Médio e pretende cursar psicologia. Moradora do bairro do Grajaú, na zona norte do Rio, a adolescente saiu de casa às 11h30, mas o trânsito a impediu de chegar a tempo. "Agora, só resta tentar as faculdades que não levam em conta o exame", afirmou.

Outra candidata, Átila Romano, que também não conseguiu fazer a prova por problema com documentação, ficou indignada com a situação e chegou a rasgar sua ficha de inscrição no exame.

Prevenidos, outros candidatos chegaram ao prédio da UERJ quando os portões ainda não estavam abertos. Dheisy Martins, 19 anos, já estava lá 40 minutos antes da abertura das salas, que ocorreu ao meio-dia. Ouvindo músicas da banda Red Hot Chilli Peppers, ela tentava se tranquilizar. "Quero fazer biologia na UFRJ", contou. "A prova de amanhã será mais difícil, porque inclui redação".

Bruna Guimarães, 19 anos, considera a prova deste sábado a mais difícil. "Ainda não sei que curso farei, estou em dúvida entre turismo e moda. Mas tenho mais facilidade em línguas, então amanhã devo achar mais fácil a prova". O técnico em histologia André Santo, 38, pretende cursar física para conseguir mudar de função. "Poderei trabalhar com radiologia e meu salário vai dobrar", planeja.

    Leia tudo sobre: EnemUERJensino médio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG