Sisu de meio de ano oferecerá 26 mil vagas

Inscrições começam no dia 15 e candidatos podem concorrer exclusivamente com notas do Enem 2010

iG São Paulo |

As inscrições para a edição do segundo semestre deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas na quarta-feira, 15, e vão se estender até o 19 próximo. A oferta é de 26.336 vagas em universidades federais e estaduais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O número supera em 59% a oferta do processo do segundo semestre de 2010, quando 35 instituições participaram, com de 16 mil vagas.

As vagas são oferecidas por 19 universidades federais, 23 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) e quatro universidades estaduais. Podem fazer a inscrição no Sisu os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e não zeraram na redação.

As inscrições serão realizadas em uma única etapa. Os candidatos podem fazer, em ordem de preferência, até duas opções de cursos entre as instituições participantes e, durante o período de inscrições, pode alterar as opções, com base na nota de corte (nota mínima necessária para aprovação em cada carreira) divulgada ao fim de cada dia — vale a última inscrição confirmada.

Ao fim das inscrições, serão feitas duas chamadas. Em cada uma delas, o estudante terá prazo para efetuar a matrícula na instituição para a qual foi selecionado. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22. A matrícula dos selecionados está prevista para os dias 27 e 28. Em 2 de julho, será divulgado o resultado da segunda chamada, com prazo para matrícula em 5 a 6 de julho. Os selecionados na primeira opção, mesmo que não tenham feito a matrícula, serão excluídos do processo.

Alterações na lista de espera

Após as duas chamadas regulares, estará à disposição das instituições participantes uma lista de espera, a ser utilizada de forma prioritária para o preenchimento de vagas não ocupadas - antes a lista era facultativa. Podem entrar na lista os candidatos não selecionados em nenhuma das opções, nas chamadas regulares, e aqueles selecionados pela segunda opção que pretendam insistir na primeira. O prazo para declarar interesse em permanecer na lista vai de 2 a 7 de julho.

    Leia tudo sobre: sisumeio de anovagasuniversidades públicasenem

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG