Quase um milhão de inscritos no SiSU, afirma MEC

Até as 18h desta quinta-feira, 990 mil estudantes conseguiram se inscrever no sistema que distribui vagas a partir do Enem

iG Brasília |

O número de estudantes inscritos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) está próximo de 1 milhão. O Ministério da Educação informou que, até as 18h desta quinta-feira, 990 mil candidatos já haviam preenchido os formulários de inscrição. Como cada um pode escolher até dois cursos, o número de opções marcadas por eles chega a 1,8 milhão.

O número de inscritos até o momento supera a marca atingida durante o período de inscrições da primeira edição do SiSU, que teve 793 mil estudantes participantes. Naquela edição, foram oferecidas 47 mil vagas. Desta vez, 83.215 estão na disputa. As vagas são em instituições públicas, a maioria federais, e são distribuídas de acordo com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Muitos estudantes reclamaram das notas da redação, quando os boletins de desempenho foram divulgados. Nesta quinta-feira, os estudantes saberão, finalmente, porque tiraram zero na avaliação ou tiveram o texto anulado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divugar no próprio boletim do candidato a justificativa para a anulação ou nota zero.

Último dia

A primeira rodada de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) termina nesta quinta-feira, às 23h59 . Desde domingo, quando o sistema foi ao ar, a ferramenta apresenta problemas técnicos. Na noite de segunda-feira, o site foi retirado do ar por meia hora para manutenção. Os alunos que acessaram o SiSU neste período se depararam com páginas de inscrição com informações de outros candidatos .

O MEC afirmou que não houve vazamento, porque os estudantes viam, mas não conseguiam alterar os dados dos outros candidatos. Mesmo assim, alunos relataram ao iG que tiveram suas inscrições alteradas . Segundo o ministério, isso aconteceu porque houve uma confusão no banco de dados. A recomendação é que todos confiram suas inscrições, para não correr o risco de serem aprovados (ou reprovados) em opções que não escolheram.

Mesmo após o MEC ter afirmado que o sistema estava estável, estudantes continuaram a relatar problemas técnicos e de acesso ao site. A reportagem do iG tenta desde segunda-feira realizar uma inscrição no SiSU e não consegue. A página de inscrições dá o erro 003, “senha inválida” – mesmo quando digitada corretamente. Ao tentar recuperá-la no site do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o processo não completa e a página inicial é carregada automaticamente.

Justiça

Até quinta-feira a Justiça Federal deve decidir se acata pedidos do Ministério Público e da Defensoria Pública para suspensão das inscrições e direito a recurso judicial por quem se sentir prejudicado pela correção . O edital do exame não permite recursos, mas muitos estudantes reclamam que receberam nota zero ou ausência na prova em dias em que responderam as questões. Além disso, desde domingo, quando as inscrições foram abertas, os candidatos reclamam de lentidão e inacessibilidade do site.

    Leia tudo sobre: EnemSiSUensino superioruniversidades

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG