Estudantes têm até as 23h59 para se inscrever. Ao todo, 4,8 milhões de pessoas já se cadastraram para prestar o exame

Termina nesta sexta-feira, às 23h59, o prazo para estudantes se inscreverem para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Até a véspera do encerramento, 4.845.645 haviam se cadastrado. No ano passado, 4.611.411 de candidatos se inscreveram. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Enem. As provas estão agendadas para 22 e 23 de outubro.

Reprodução
Inscrições estão abertas até sexta-feira

O Ministério da Educação espera um pico de acesso na reta final. Segundo os técnicos, o sistema suporta até 300 mil acessos simultâneos.

Do total de inscritos, cerca de um quarto são alunos da rede pública de ensino e foram automaticamente isentos do pagamento da taxa de R$ 35,00. Na mesma situação estão metade das pessoas que declararam baixa renda no questionário sócio-econômico.

Ao final do cadastramento é gerado um boleto que só pode ser pago no Banco do Brasil. O pagamento pode ser feito até a próxima segunda-feira, mas só depois da efetivação o candidato poderá conferir se a sua inscrição foi validada.

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, informa também que é possível modificar os dados do cadastro, por meio de uma senha que é enviada ao email e ao celular cadastrados na primeira tentativa. Para isso basta ir em "acompanhe sua inscrição" e clicar em "esqueci minha senha".

    Leia tudo sobre: Enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.