MPF diz que 29 escolas de Fortaleza receberam pré-teste

Segundo inquérito policial, Cesgranrio procedeu na distribuição dos cadernos de provas da mesma forma que com Colégio Christus

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

O procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, disse nesta sexta-feira (9) que outras escolas, além do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a pré-testes realizados em 2010 para o Exame Nacional do ensino Médio (Enem) 2011.

Em depoimento à Polícia Federal, a representante da Fundação Cesgranrio, contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para aplicar o pré-teste , contou que “salvo engano, 29 escolas de Fortaleza participaram do pré-teste”.

Leia também:
- Ministério Público denuncia cinco por questões antecipadas do Enem
- “Denúncia contra funcionários do Christus é inválida”, diz defesa

Evelina Eccel Seara disse que os malotes contendo os cadernos de provas foram entregues aos coordenadores das instituições durante uma reunião realizada na manhã da realização do pré-teste, no Colégio Santo Inácio. Segundo o inquérito da PF, Evelina declarou aos presentes na reunião em questão que os fiscais de prova “não poderiam ter vínculo direto com as escolas”.

Contudo, Oscar Filho ponderou que não há qualquer garantia de que as escolas tenham adotado o procedimento recomendado, já que a Cesgranrio não acompanhou a realização da prova em Fortaleza. “Não foram apenas os cadernos da prova aplicada aos alunos do Christus que ficaram contaminados”, sustentou.

“Verifica-se que houve falhas em todo o processo de aplicação do exame, desde a entrega dos cadernos de pré-teste até a ausência de fiscalização, que ficou totalmente sob a responsabilidade dos próprios colégios”, afirmou a procuradora Maria Candelária Di Ciero na denúncia encaminhada pelo MPF à Justiça
Federal no Ceará.

A Cesgranrio informou ao iG , por meio da assessoria de imprensa, que não recebeu qualquer notificação ou denúncia oficial e que, portanto, não irá se pronunciar sobre o assunto, por enquanto.

    Leia tudo sobre: EnemInepChristusquestões antecipadas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG