Ministério Público quer prorrogação do SiSU para todo País

Juiz do Rio de Janeiro pediu prazo estendido apenas para o Estado. Governo vai recorrer da decisão ainda hoje

iG São Paulo |

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro vai pedir à Justiça que estenda para todo o País a liminar que prorrogou a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) por uma semana . De acordo com o órgão, o pedido inicial era de efeito nacional, mas foi aceito com restrição ao Estado.

O pedido foi feito em razão de representações recebidas que reclamavam da lentidão e falta de acesso ao Sisu. As inscrições deveriam ter se encerrado ontem às 23h59 e, até a véspera, muitos candidatos reclamavam de não ter conseguido acessar o site que era o único canal para concorrer a uma das 83 mil vagas no ensino superior disponibilizadas pelo Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O juiz federal da 10º vara, no Rio de Janeiro, Alberto Nogueira Júnior, deferiu o pedido nesta quinta-feira e decidiu que o Ministério da Educação (MEC) tem que dar mais uma semana de prazo para que os candidatos façam inscrição, mas restringiu a medida ao Rio de Janeiro. Na decisão, Nogueira Júnior diz que “diante do retrospecto mais que desfavorável de atuação do Inep e do MEC, não há como presumir-se a completa regularização do programa de inscrição no SISU 2011.”

O Ministério Público agora estuda agravo para que a Justiça reconsidere o pedido para todos os candidatos do País.

MEC recorreu nesta tarde

Técnicos do ministério informam que não seria possível reabrir o sistema apenas para um estado. O governo tenta derrubar a liminar ainda esta tarde e, enquanto isso, pediu dois dias para estudar como cumprir a medida.

Ao todo, 1 milhão de pessoas se cadastraram no SiSU entre os 3,3 milhões que fizeram o Enem. O MEC argumenta que muitos dos que prestam o exame não querem vaga na faculdade, mas financiamento estudantil, bolsa do Prouni ou mesmo o certificado de conclusão do Ensino Médio. No ano passado, se inscreveram 793 mil, mas o número de vagas ofertadas era de apenas 43 mil e em 2011 são 83 mil.


    Leia tudo sobre: SisuJustiçarioliminarmec

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG