Ministério Público pede aprofundamento de inquérito sobre Enem

Procuradores do Ceará vão devolver investigações que indiciam dois funcionários do Colégio Christus para a Polícia Federal

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

O Ministério Público Federal no Ceará decidiu devolver à Polícia Federal o inquérito que apurou a antecipação de 14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 a alunos do Colégio Christus , em Fortaleza, no ano passado. A procuradora Maria Candelária Di Ciero avaliou que as investigações não são esclarecedoras e precisam ser aprofundadas.

Defesa: Inquérito foi direcionado, diz defesa de funcionários do Christus

“O MPF necessita de aprofundamento das investigações para formar um juízo de valor e oferecer uma denúncia lastreada em elementos mais convincentes no sentido de que o acesso indevido à copia dos cadernos do pré-teste por si só não é garantia de que questões nele contidas figurariam na prova final”, diz a procuradora. Para Maria Candelária, a Polícia Federal localizou a investigação em como se deu a cópia das questões e não ataca a fragilidade de todo o processo do pré-teste e do banco de questões do exame.

O inquérito conluído última sexta-feira indiciou um professor e um funcionário do Colégio Christus por estelionato. Segundo as investigações, as questões foram copiadas de cadernos de um pré-teste aplicado aos alunos do colégio em 2010. O funcionário teve acesso às salas de prova, mas não assinou o termo de confidencialidade, segundo a PF. Já o professor, conforme o inquérito, foi o responsável por distribuir as questões copiadas aos 1139 alunos do cursinho e do 3º ano.

As investigações da PF indicam ainda que o consórcio Cespe/Cesgranrio, contratado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), terceirizou a aplicação do pré-teste. Isso teria facilitado a cópia das 14 questões repassadas aos alunos cerca de duas semanas antes das provas do Enem. Após a divulgação do conteúdo do inquérito, a Cesgranrio informou que afastou o representante no Ceará que aplicou as questões para os alunos do Colégio Christus em 2010.

    Leia tudo sobre: EnemChristusquestões vazadas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG