MEC não explica motivo de redação zerada

Conceitos vagos que aparecem no boletim de desempenho ¿ ¿anulada¿, ¿em branco¿ e ¿desconsiderada¿ ¿ são a razão da nota zero

Marina Morena Costa, iG São Paulo |

Na última quinta-feira o Ministério da Educação ( MEC) divulgou a imprensa que os estudantes com notas zeradas poderiam visualizar o motivo da anulação de suas provas no boletim de desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, segundo relatos de estudantes ouvidos pela reportagem do iG, o “motivo” sempre esteve no boletim, desde a divulgação das notas e nunca foi claro.

Para o MEC, a razão da anulação das provas está “explícita” em conceitos vagos como “anulada”, “em branco” e “desconsiderada”. Quando comparados com as informações do edital do Enem , os conceitos ganham um significado um pouco mais claro, porém ainda sim contestado pelos estudantes.

“Anulada” quer dizer que o candidato escreveu sua redação fora do espaço delimitado, fez desenhos, assinaturas ou outras formas de identificação da prova e/ou rasuras, de acordo com o edital.

É considerada “em branco” a redação sem nenhum texto ou preenchida somente até a sétima linhas. E, por fim, é “desconsiderada” a redação que “não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e tipologia textual”.

Estudante contesta

Victor Borghi, de 19 anos, teve a redação considerada “em branco”. No entanto, o estudante afirma que escreveu no mínimo 14 linhas e entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal em Araraquara (SP) solicitando acesso à prova e uma nova correção.

Segundo seu advogado, Felipe Ponchio Oliveira Rocha, o pedido foi encaminhado à Brasília pela Justiça. “A juíza considerou que não tem competência para julgar este caso e encaminhou à capital federal. Meu cliente entregou a redação de acordo com o edital e agora não pode se candidatar a nenhuma faculdade pelo SiSU”, adverte Rocha.

De acordo com as regras do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) - que distribui vagas em federais a partir das notas do Enem – estudantes com zero em qualquer uma das provas ou na redação não podem se candidatar. “Tentei me inscrever e não consegui”, lamenta Victor.

* Colaborou Priscilla Borges, iG Brasília

    Leia tudo sobre: redaçãoenemzerarem brancoanulada

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG