Ministério havia prorrogado o prazo de inscrições e agora divulga novo calendário para o sistema

Os estudantes que estão concorrendo às 83.125 vagas disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação só conhecerão os aprovados em primeira chamada no dia 24 de janeiro. A divulgação foi atrasada em dois dias depois da decisão de prorrogar o período de inscrições.  A prorrogação foi definida depois que Justiça determinou que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deveria mudar o critério de reserva de vagas para a instituição e estender o prazo de inscrição .

Antes restritas aos alunos de escolas daquele Estado, as cotas de 20% das vagas da UFRJ foram ampliadas aos da rede pública de todo o País. A UFRJ não vai recorrer e cumprirá integralmente a decisão da Justiça, que prevê mudança no prazo de inscrição. Os candidatos podem se inscrever até quinta-feira, às 23h59.

O novo calendário prevê a divulgação do resultado da primeira chamada no dia 24 de janeiro e os selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre em dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro. Quem não for selecionado em nenhuma das três chamadas poderá manifestar interesse em fazer parte de uma lista de espera - que será utilizada pelas instituições para selecionar os alunos - entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Os estudantes que tentam se inscrever no sistema que seleciona universitários para instituições públicas a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão enfrentando dificuldades com o site desde domingo, quando o prazo para inscrições foi aberto. O sistema se mantém lento e, em alguns momentos, ficou fora do ar.

Limite de tempo

O MEC criou um limitador de tempo para o acesso nesta segunda-feira. O estudante terá 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções e a inscrição. Caso a mantenha apenas aberta, sem movimentação, ela será fechada em dez minutos. Com a medida, o MEC pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição e melhorar o acesso para os estudantes. As simulações podem ser feitas no hot site, sem limite de tempo. 

    Leia tudo sobre: Enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.