MEC altera calendário e resultados do SiSU sairão no dia 24

Ministério havia prorrogado o prazo de inscrições e agora divulga novo calendário para o sistema

iG Brasília |

Os estudantes que estão concorrendo às 83.125 vagas disponíveis pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação só conhecerão os aprovados em primeira chamada no dia 24 de janeiro. A divulgação foi atrasada em dois dias depois da decisão de prorrogar o período de inscrições.  A prorrogação foi definida depois que Justiça determinou que a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deveria mudar o critério de reserva de vagas para a instituição e estender o prazo de inscrição .

Antes restritas aos alunos de escolas daquele Estado, as cotas de 20% das vagas da UFRJ foram ampliadas aos da rede pública de todo o País. A UFRJ não vai recorrer e cumprirá integralmente a decisão da Justiça, que prevê mudança no prazo de inscrição. Os candidatos podem se inscrever até quinta-feira, às 23h59.

O novo calendário prevê a divulgação do resultado da primeira chamada no dia 24 de janeiro e os selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre em dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro. Quem não for selecionado em nenhuma das três chamadas poderá manifestar interesse em fazer parte de uma lista de espera - que será utilizada pelas instituições para selecionar os alunos - entre os dias 13 e 17 de fevereiro.

Os estudantes que tentam se inscrever no sistema que seleciona universitários para instituições públicas a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão enfrentando dificuldades com o site desde domingo, quando o prazo para inscrições foi aberto. O sistema se mantém lento e, em alguns momentos, ficou fora do ar.

Limite de tempo

O MEC criou um limitador de tempo para o acesso nesta segunda-feira. O estudante terá 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções e a inscrição. Caso a mantenha apenas aberta, sem movimentação, ela será fechada em dez minutos. Com a medida, o MEC pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição e melhorar o acesso para os estudantes. As simulações podem ser feitas no hot site, sem limite de tempo. 

    Leia tudo sobre: EnemSiSUensino superioruniversidades

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG