Jovens cariocas escolhem sapatos confortáveis para fazer Enem

Meninas e rapazes preferem tênis, chinelos e roupas leves na hora de ficar até 5h30 na sala de prova

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro |

Raphael Gomide
Roda de candidatos do Enem reúne os calçados escolhidos pelos cariocas para a prova
Raphael Gomide
Alunas da Escola Britânica optaram pelos tênis para o Enem pelo conforto
Não havia um consenso sobre o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste domingo, mas entre os jovens cariocas que fizeram prova na Uni-Rio havia algumas unanimidades nos pés: os tênis All Star e Vans e as sandálias havaianas pareciam calçar a maioria dos jovens candidatos.

Para eles, é o “estilo carioca” de se vestir, mesclando conforto e adaptação à temperatura elevada da cidade, numa releitura dos anos 1980. Calças legging pretas completam o visual das meninas; os rapazes adotam camisetas e bermudas, além dos tênis e chinelos.

A opinião geral é de que uma roupa confortável ajudaria a suportar a maratona de até 5h30 de provas deste domingo. “É um perrengue”, definiu Beatriz Camargo, adepta de All Stars brancos e aluna da Escola Britânica.

Raphael Gomide
Caroline escolheu as havaianas pelo conforto. Para ela, as sandalias são símbolo do estilo carioca
A turma do tradicional Colégio Notre Dame, em Ipanema, reunia em uma rodinha cinco pares de All Star, dois de Vans e um de havaianas. “Os meus All Star são brancos e práticos, dá para usar com qualquer roupa”, explicou Carolina Caldas, 17 anos.

Carolina Botelho, do tradicional Colégio Santo Inácio, conta que usa “direto e para tudo” os três modelos de All Star que tem – ontem, optou pelos de cano alto e jeans.

“As havaianas são rápidas de calçar e servem para várias situações do dia a dia”, disse Ana Laura Kurban, que quer estudar Direito na PUC-RJ, contra o desejo do pai, que prefere a filha na UFRJ, pública e gratuita. “É ele que vai pagar”, ri Ana Laura, do Notre Dame.

“É o estilo carioca. As sandálias são muito confortáveis e combinam com a cidade”, disse Caroline Fernandes, 24 anos, que já cursa Biologia em uma faculdade particular e pretende passar para uma pública.

“Acompanhando” as havaianas, ela vestia blusa marrom leve e calça legging.

Segundo Eduardo Soares, 18, os chinelos permitem que os pés "respirem" durante a prova, momento de tensão. Outros preferem as sandálias por uma questão de estilo. “Ontem tinha uma menina aqui de havaianas e meia de dedinhos”, disse Beatriz.

Aluna da Escola Britânica, Antônia Souto, 17 anos, explicou por que usava um par de Vans bem coloridos e sem cadarço neste domingo.

“Dá para tirar durante a prova, entra e sai sem desamarrar”, disse Antônia, que presta concurso para Arquitetura como teste, preparando-se para o ano que vem, quando será para valer.

“Os meus também saem sem desamarrar!”, disse Cecília Simas, sua amiga.

Do grupo de meninas que pretendem estudar fora do Brasil, duas usavam All Star, uma usava Vans e ou

tra tênis Superga, de origem italiana.

    Leia tudo sobre: EnemhavaianasAll Starjovenscariocasmodaconforto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG